Arquivos

Akino

Ficha Limpa

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) aprovou hoje uma resolução que estabelece a “ficha limpa” para os servidores que ocupem cargos em comissão ou funções de confiança no Poder Judiciário. A decisão usa como parâmetro as vedações previstas na Lei da Ficha Limpa, aprovada em 2010 pelo Congresso e considerada válida pelo STF (Supremo Tribunal Federal) no primeiro semestre deste ano. A partir de agora, os tribunais brasileiros não poderão contratar servidores que já tenham sido condenados, em decisão colegiada (por mais de um juiz), por improbidade administrativa ou crimes como corrupção e lavagem de dinheiro. Continue lendo ›

Geral

Levam carro em assalto

furto
No Facebook, Samarina Herrerias, de Maringá, divulgou que foi assaltado hoje por volta das 19h30, defronte a sua casa. “Dois garotos estilo sktastistas apontaram uma arma para mim e levaram o carro”, cotou.  Trata-se de um I30 novo, placa AHE-8900. Quem tiver informações deve informar à polícia,.

Blog

Ligações antigas

Não foi à toa que o secretário de Indústria e Comércio de Beto Richa (PSDB), Ricardo Barros (PP), indicou a Trade Marketing, de Beto Diniz, para a campanha de Marcelo Belinati (PP), em Londrina. A reportagem da Gazeta do Povo diz que a empresa é “parceira” de RB, citando o trecho de uma conversa entre Francisco Maravieski, secretário de Propaganda de Maringá, e um rapaz chamado Rodrigo (seria de uma emissora de televisão). A parceria teria algo a ver com o que o blog ficou sabendo vir de Curitiba: lá, ainformação é de que foi esta a agência que fez a campanha de Ricardo Barros para o Senado, em 2010.

Eleições 2012

A juventude pede passagem!

Mayara
Mayara, candidata a vereadora de Maringá pelo PCdoB, passou por diversas entidades do movimento estudantil e demovimentos sociais, como Umes, Upes, Ubes, UNE, ANPG, Cuca, Cebrapaz, e nos Conselhos Municipais de Saúde e da Mulher. “A Juventude Pede Passagem” que traz como principal proposta, o passe-estudantil irrestrito (em relação às linhas e aos horários) e integrado (integração entre as linhas), entendendo que o atual modelo não contempla os contra-turnos, por exemplo, bem como eventos esportivos e culturais.

Blog

Barros diz que Richa está com ele e que não deixará o cargo

“O governador Beto Richa está comigo”, garantiu no início desta noite o secretário de Indústria e Comércio do Paraná, Ricardo Barros (PP), que autopromoveu um desagravo no escritório  político da mulher, a deputada federal Cida Borghetti. Lá estavam presentes de partidos que integram sua organização (partidária), ex-secretários, candidatos e cargos comissionados, além de algumas lideranças. Ele voltou a atacar o Ministério Público Eleitoral, disse não temer a imprensa e confirmou que nesta quarta-feira voltará a permanecer em Maringá, fazendo visitas a órgãos de comunicação. Barros colocou-se como um líder e articulador que está sendo perseguido de forma política, que, no fundo, visa atingir seu candidato a prefeito, Carlos Roberto Pupin (PP), que por sinal não estava presente.
O (ainda) capo disse que não vai deixar o governo, embora nos últimos meses raramente compareça à sua secretaria, e afirmou estar tranquilo.

Blog

Discursar é bom para o moral

A reunião serviu também para tentar levantar o astral dos aliados, que, nos bastidores, se verificou, continua baixo. Houve discursos emocionados, como o de Vagner Mussio – que admitiu fazer parte dos Três Porquinhos, ao lado de Leopoldo Fiewski (flagrado ao telefone tratando de um acordo em licitação de publicidade) e de José Luiz Bovo – e de Umberto Crispim, presidente do recém-adquirido PMDB, que elevou Ricardo Barros à condição de herói daquele exército probo e tão bem intencionado. As adversidades surgidas agora, alguém sugeriu, serão um ânimo para tentar eleger o representante de Barros já no primeiro turno.Continue lendo ›

Blog

De vilão a herói

O presidente do PMDB maringaense, Umberto Crispim, hoje um dos mais entusiasmados peões da organização partidária liderada por Ricardo Barros, tem um coração de ouro. Ao elevar o (ainda) capo à condição de herói, em seu discurso para levantar o moral da tropa, apagou de seu perfil as agressões sofridas pelo hoje superior hierárquico político. Há alguns anos, quando o PMDB tinha na defesa dos preceitos democráticos sua grande virtude, Crispim foi vítima de grampo telefônico ilegal, perpretado a mando de Ricardo Barros. Além dele, foram grampeados os telefones do promotor Cruz, do deputado federal Odílio Balbinotti, do então chefe de gabinete Reginaldo Dias e deste modesto blogueiro, então no jornal Hoje. Quis o destino que o ex-prefeito fosse notícia nacional justamente falando ao fio do telefone.

Eleições 2012

Menos 18 candidatos a vereador

Chega a 18 o número de pessoas que deixaram de ser candidatas a vereador em Maringá, de acordo com o site do TSE. Uma renunciou (Herbert, do PMDB) e outras 17 tiveram o registro indeferido. São elas: Antonio Vanderlei dos Santos (PMN), Arlindo Cardoso (PPS), Carlos Roberto Ferreira Barbosa (PTdoB), Djanira Maria de Jesus Fonseca (PHS), Gislaine Cristina Pereira (PRP), Gonçalo Barbosa (DEM), Ivone Santana Monarim (PRP), Leida Maria Rissardo (PTB), Letícia Lourenço Bento (DEM), Maria Cristina do Nascimento (PTC), Nicélia Maria Catalani (PPS), Oswaldo Justus Boso (PTB), Patrícia Rodrigues Infante Vieira (DEM) e Romilda Domingos Rubim (PPS).

Eleições 2012

Apenas uma candidatura pendente

O juiz eleitoral José Cândido Sobrinho deferiu todas as candidaturas a prefeito de Maringá, à exceção, até agora, do advogado Alberto Abraão Vagner da Rocha, do Partido Verde. No site da Justiça Eleitoral consta que seu caso ainda aguarda julgamento. Ao liberar a candidatura do vice-prefeito e prefeito em exercício por 100 dias Carlos Roberto Pupin (PP), o juiz considerou a tese de que não se pode confundir titularidade com exercício do mandato; em todo o texto, porém, referiu-se como se ele houvesse assumido seis meses antes das eleições somente neste mandato, embora ele também tenha assumido no semestre que antecedeu a eleição em 2008, no final do primeiro mandato, situação que não foi alegada nem pelo PSB, PSDC nem Ministério Público.

Akino

Saia para não deixar Beto numa saia justa

Li no blog do Cícero Cattani e reproduzo: ““Saia agora, Ricardo Barros, antes que a lama atinja um homem honesto, Beto Richa”, diz um político parafraseando Roberto Jefferson no episódio do mensalão apelando a José Dirceu que deixasse a Casa Civil, livrando Lula do escândalo. Depois de noticiado com exclusividade por este blog, o grampo que detonou o episódio de Maringá chegou às páginas da Gazeta. E, como previsto, arrisca abalar as candidaturas de outros aliados de Beto.”
Meu comentário (Akino): Acredito que ele pedirá uma licença, sob o argumento que precisa se dedicar às campanhas. Até as eleições teria um fôlego para ver como fica. No fundo o governador não tem lá muita autonomia para pedir que ele saia, pelo menos é o que parece, o que certamente o deixa numa saia justa. Mudando de assunto, houve alguma licitação na Secretaria da Indústria e Comércio na atual gestão?
Akino Maringá, colaborador

Blog

Um triste final de tarde

Um clima de tristeza desceu sobre o escritório político da deputada federal Cida Borghetti, na avenida Prudente de Morais, em Maringá. Mais um pouco e Ricardo Barros perde a condição de capo. Nunca se viu sua assessoria disparando tanto telefonema a tanto aliado, ex-aliado, conhecidos e principalmente assalariados (cargos comissionados). Teve gente que se sentiu lisonjeada pela lembrança, depois de tanto tempo, mas preferiu declinar. Assim, nem todos os convidados apareceram. Alguns estavam constrangidos, outros tão abatidos como Barros, caso do presidente do PSDB, Wilson Matos. Foi uma tarde como há muito não se via naquelas lados onde costuma imperar a arrogância.

Blog

Crise na SER pode piorar

Na próxima sexta-feira, às 17h30, acontece a assembleia geral extraordinária da Sociedade Eticamente Responsável de Maringá, que vive uma crise sem precedentes, que incluiu a exclusão do ex-presidente, o empresário Ariovaldo Costa Paulo, ex-presidente da Acim. Com a diretoria resumida a uma pessoa, o tesoureiro, e sem as funções mais midiáticas (o Observatório Social de Maringá, um braço da entidade, à frente), a SER corre o risco de dissolução. O episódio envolvendo os parceiros Silvio Barros II e Ricardo Barros pode ajudar no sepultamento da ONG, que com os dois mantinha relacionamento tal que incluía a indicação de um secretário municipal. Agora, com o escândalo da fraude na licitação da publicidade de R$ 7,5 milhões, ficou ruim até para quem passa perto dos fratelli.

Blog

Ele aproveitaria a deixa?

No paço municipal, em Maringá, o blog ficou sabendo, circula que o prefeito em exercício, Carlos Roberto Pupin, não bastasse as presepadas de seu coordenador-geral de campanha, está uma arara com o super-secretário Leopoldo Fiewski, que teria sido o verdadeiro mentor do reajuste de 100% para os advogados e 150% para os contadores da prefeiutura. Agora que o “Leo”, como diz o “chefe” Ricardo Barros, está com tudo na mídia, o pessoal torce para que Pupin aproveite a brabeza e dispense o secretário importado de Cascavel.

Akino

Tão difícil como

Explicar aquela conversa com o ‘Leo’ não é fácil, mas Ricardo Barros está tentando. Se colar, muito bem, alguns ingênuos pode até acreditar, mas que é uma tarefa díficil convencer aos que tenham, pelo menos, um pouco de vivacidade, não tenho dúvidas. Para usar uma expressão batida, e meio chula, é o mesmo que tentar justificar batom nas roupas íntimas. Como é difícil convencer que não é aquilo que o parceiro está pensando.
Akino Maringá, colaborador

Geral

Engenheiro desaparecido pode ser andarilho em Maringá

Uma equipe da Delegacia de Vigilância e Captura de Curitiba está sendo enviada a Maringá na próxima segunda-feira, segundo o portal Bem Paraná. Na cidade eles irão investigar pistas de que o engenheiro Renato Moreira Brandão estaria vivendo como andarilho no norte do estado. O objetivo é que a equipe de capital que está à frente das investigações auxilie com pistas e informações privilegiadas. O delegado Hormínio de Paula Lima Neto confirmou à Banda B que uma pessoa com as mesmas características foi vista em Maringá. “Os investigadores estão fazendo diligências na cidade para localizar o homem, até então sem sucesso. Fotos de Renato foram passados para os órgãos de assistência social de Maringá. Leia mais.

Boa notícia

Entre os seis


Estudo realizado por Henrique Dias, graduado em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde é analista de Tecnologia da Informação, com orientação de Leandro Wives, mostra que meu antigo blog, hospedado no Blogspot, foi o sexto do país naquela plataforma em número de postagens (45.027) e também em número de comentários (205.554). O questionário da pesquisa foi enviado para 24.400 autores com 4.153 respostas de blogueiros brasileiros do Blogspot.com, com intervalo de confiança de 99% ,com 2% de margem de erro.Continue lendo ›

Eleições 2012

PSB barra pesquisa do PT

O PSB de Maringá obteve liminar da Justiça Eleitoral nesta terça-feira suspendendo a divulgação de pesquisa realizada pela empresa mineira Vox Populi, instituto contratado pelo Partido dos Trabalhadores do Paraná. Em princípio foram alegadas falhas na elaboração do questionário, incluindo área de abrangência, além da própria questão do contratante, uma vez que o PT pretende utilizar a pesquisa para promover seu candidato.

Blog

Até agora, nada

Passada uma semana da manifestação (ordeira, pacífica, quase despercebida) dos engenheiros da Prefeitura de Maringá, que se vestiram de preto em protesto contra o aumento de 100% dado pelo prefeito em exercício Carlos Roberto Pupin (PP) a advogados e 150% a contadores do município, ele ainda não encontrou tempo em sua agenda para receber a comissão. Quatro engenheiros estão na comissão, representando um grupo de 40 engenheiros que agora lutam pelo mesmo tratamento.
A comissão chegou a ser recebida pelo Sr. Avião, Silvio Barros II, que lembrou sua condição de prefeito licenciado, e, claro, jogou a responsabilidade para Pupin, que foi quem assinou o reajuste de 100%. A postura de Pupin confirma a importância que ele deu ao funcionalismo quando recebeu as sugestões via Sismmar.

Escândalo em Maringá

Ele chegou

O secretário de Indústria e Comércio de Beto Richa e presidente estadual do PP, Ricardo Barros, chegou há cerca de dez minutos ao Aeroporto Regional Silvio Name Junior. Ele esteve nesta manhã em Curitiba, onde deu entrevista na sede do PP, defendendo-se das denúncias de fraudar licitação de publicidade na prefeitura em tese comandada pelo irmão mais velho, hoje licenciado, Silvio Barros II. Ele estava com cara de poucos amigos.
Agora à tarde, no escritório político de sua mulher, a deputada federal Cida Borghetti (PP), Ricardo dará entrevista coletiva à imprensa de Maringá sobre o mesmo assunto. Sua assessoria está convidando todos os aliados e integrantes da organização (partidária) comandada pelo capo para estarem presentes ao evento.

Geral

Toma “bomba” e é hospitalizado

Um servidor público estadual foi hospitalizado nesta terça-feira, em hospital da região central de Maringá, por causa do consumo de anabolizantes, que ajudam no aumento da massa muscular. O rapaz, que seria agente penitenciário, começou a passar mal, procurou o Hospital Municipal, mas a febre não baixava. Ele apresentava um caroço no corpo, que foi drenado no início desta tarde. Coincidentemente, há alguns meses este blog publicou postagem sobre a denúncia de tráfico de anabolizantes dentro da Penitenciária Estadual de Maringá, onde encontra-se cumprindo pena um traficante deste tipo de produto.

Blog

Para o que der e vier

Convenhamos, o PMDB de Maringá escolheu uma péssima hora para se vender aliar à organização (partidária) dos Barros. Mas, amigo é amigo, e fdp é fdp, e por isso, enquanto houver CC para sugar, o pessoal irá à luta pelo capo di tutti capi.

Blog

Veredito

Do alto de sua longa experiência, o ex-vereador Nereu Vidal Cézar (PMDB), analisando a denúncia contra o capo Ricardo Barros, decreta: “Não vai dar em nada”.
Mas, suspirem aliviados defensores da boa causa política: Nereu também havia previsto que o caso da compra dos laptops superfaturados, ocorrido durante sua gestão como diretor-geral da Câmara de Maringá, também não daria em nada.

Akino

Mentira!

A Comissão Popular da Verdade de Maringá e região, coordenada por professores do Departamento de História (DHI) da UEM e composta por entidades, organizações, partidos e militantes que defendem o direito a verdade, a memória e a justiça frente aos crimes de Estado cometidos durante a Ditadura Militar, promoverá, no próximo dia 1 (quarta-feira), às 19h, na Câmara Municipal de Maringá, o debate “Ditadura Militar: Um passado presente”. O evento abordará o passado repressivo até suas consequências atuais, do Brasil ao norte do Paraná. O debate contará com a presença de Markus Sokol, ex-militante da guerrilha urbana e da Direção Nacional do PT, o professor Reginaldo Dias (DHI), membro do Fórum Paranaense de Resgate da Verdade, Memória e Jusiça e Nicolau Leonel, estudante de Cinema da USP e militante do Coletivo Merlino.  fonte:  blog do Murilo Gatti)
Meu comentário: O título é, evidentemente, uma brincadeira. Ainda não está confirmada a presença de Ricardo Barros no evento. Verdade.
Akino Maringá, colaborador

Escândalo em Maringá

“Não me deixem só”

O capo Ricardo Barros, depois de repetir a estratégia de Jairo Gianoto, agora imita Collor de Mello: está convidando todos os chegados, os mais chegados e os não tão chegados assim para acompanhar a entrevista coletiva às 16h30 no escritório político de sua mulher, a deputada federal Cida Borghetti (PP). A ideia é passar firmeza e apoio neste momento crítico de sua carreira política, só superado pelo episódio da fuga pela janela, ao fim de seu governo, e pelo medo de subir no palanque do desfile de 7 de Setembro com medo da Operação Campo Fértil, que precedeu o mensalão e a vice-liderança do governo Lula.
Karl Marx já dizia que a história se repete, a primeira vez como tragédia e a segunda como farsa. “Não me deixem só” foi a frase usada pelo ex-presidente, que encheu as burras da administração Barros (89-92) com recursos federais, quando via seu poder (oxigênio para alguns) indo embora.

Blog

Quinteiro em Curitiba

Em meio ao clima de efervescência diante dos detalhes da denúncia envolvendo o capo Ricardo Barros – que este modesto blog antecipou em dezembro do ano passado -, o ex-secretário Wilson Quinteiro, candidato a prefeito de Maringá pelo PSB, segue agora à tarde para Curitiba. Manterá contatos no palácio.

Escândalo em Maringá

No desespero por publicidade, Ricardo Barros ficou mal

De Rogério Galindo, na Gazeta do Povo:
Tem sido uma constante nos escândalos políticos. Desde o mensalão, que começa a ser julgado nesta semana, até o caso da Câmara de Curitiba, todos passam por agências de publicidade. Ricardo Barros não fugiu à regra. O escândalo levantado pelo Gaeco a partir de gravações do secretário de Indústria e Comércio começa com uma licitação de publicidade. Leia mais.