Pesquisa “fria” faz barulho em Atalaia

Evidência
Assim como aconteceu em Sarandi, o jornal Evidência, de Elnio Pohlmann, o Apucarana, fez furor com a publicação de pesquisa, aparentemente “fria”, também em Atalaia, nesta semana. O jornal, que tem periodicidade eleitoral, publicou uma suposta pesquisa que dá o candidato da situação (Bráulio Silva, do PMDB) na frente com 65,5% das intenções de voto, contra 27,% de Fábio Vilhena, do PT. Dias antes de a pesquisa ser publicada ela teria sido “oferecida” à coligação de Vilhena, que sairia com 70% da preferência, contra 30% de Bráulio. A coligação de Vilhena, que tem Duda do Charque na vice, não aceitou e, surpreendentemente, os números se inverteram.
Quem conhece o Apucarana sabe como suas pesquisas funcionam, daí a inversão dos números da pesquisa de Atalaia não surpreender muita gente. No entanto, incautos podem acreditar nos números apontados como irreais e fraudados. Esta semana, como também se verificou em Sarandi, o jornal será denunciado à justiça porque, além da pesquisa mandrake, descumpre a legislação eleitoral na publicação de propaganda de candidatos. Bráulio, por exemplo, aparece em quase uma página de anúncio, quando a lei prevê o máximo de 1/8 por edição. O jornal poderá ser multado pela Justiça Eleitoral.