Ícone do site Angelo Rigon

Maria Iraclézia fala na Acim


Candidata a prefeita de Maringá pelo Democratas, a zootecnista Maria Iraclézia de Araújo apresentou suas propostas na sede da Acim, ontem à noite. Ela foi a sexta candidata a participar da reunião de diretoria da entidade e iniciou a apresentação elencando alguns problemas internos da prefeitura, como a morosidade para conseguir documentos, a exemplo dos alvarás, a corrupção e a burocracia. “Não estou querendo criticar nenhum governo, apenas apresentando problemas que a própria população nos relata”. Segundo ela, a opção por uma coligação independente político-partidária permitirá que os cargos públicos sejam preenchidos por pessoas competentes para a função e não por indicação.

Maria Iraclézia disse que sua gestão terá como tripé a informação, tecnologia e educação. Ela propõe, em seu governo, fazer um censo demográfico municipal, com informações variadas sobre a população, e um censo empresarial, que há mais de dez anos não é feito na cidade. Outro projeto proposto é que toda família maringaense tenha um computador com acesso a internet em casa – hoje, 70% das casas da cidade têm um computador – e, para isso, ela contará com a parceria das empresas locais de tecnologia. “Queremos uma prefeitura 100% digital, com controle e divulgação de filas de espera na saúde, filas de espera em parques industriais, além de nomes e ramais para acessar serviços. Assim, os cidadãos terão transparência sobre os serviços públicos. Além disso, todas as licitações feitas pela prefeitura serão transmitidas pela internet”.
A candidata assumiu ainda o compromisso de continuar implantando a educação integral e de aumentar os investimentos em cultura e esporte, hoje menor do que 1% e 2% do orçamento, respectivamente. Maria Iraclézia quer aumentar o acesso às bibliotecas, investir no esporte de alto rendimento, além de incentivar o esporte e lazer nas escolas, inclusive nos finais de semana.
Na saúde pública, assim como outros candidatos, ela lembrou que há 5,5 mil pessoas esperando por atendimento e, se eleita, se comprometeu a agilizar o atendimento. Ampliar o número de vagas nas creches existentes é outra meta.
Na área de transporte e mobilidade urbana, ela quer rever a planilha de custos do transporte público, buscando baixar o preço da tarifa e estender o benefício do transporte público gratuito para mulheres grávidas. “Também temos como meta adequar os abrigos de ônibus e o terminal urbano, além de incentivar vagas privadas e estacionamento”.
A construção e a ampliação de ciclovias também constam no plano de governo e, para isso, ela pretende buscar linhas especiais do governo federal para este tipo de obra. Sobre o principal eixo comercial da cidade, a avenida Brasil, Maria Iraclézia afirmou que “a via comercial merece ser modernizada no máximo a partir do segundo ano da gestão. Será um projeto idealizado em conjunto com técnicos da prefeitura e sociedade”. E para a candidata é imprescindível a conclusão da obra do Contorno Norte. “É uma questão de respeito terminar a obra e fundamental para o desenvolvimento da cidade. E também é necessário implantar alternativas para travessia de pedestres”.
Ao final da visita, ela recebeu um documento com propostas para o desenvolvimento de Maringá nas áreas de ciência e tecnologia; meio ambiente; infraestrutura e transportes; construção civil; educação e qualificação dos trabalhadores; segurança; comércio e serviços; turismo. O documento foi elaborado em conjunto pela ACIM, Conseg Maringá, OAB, Sociedade Médica, Sivamar, Maringá e Região Convention & Visitors Bureau, Secovi, Aeam, APL de Software e Codem.
Na proxima segunda-feira será a vez do candidato Dr. Batista (PMN) apresentar seu plano de governo na Acim. Foto: Walter Fernandes.

Sair da versão mobile