“Milagreiros de plantão”
Do professor e ex-reitor Gilberto Cezar Pavanelli:
Os acadêmicos, professores e pesquisadores brasileiros em geral produzem uma ferramenta chamada Currículo Lattes que serve de instrumento de avaliação da sua produção científica, tecnológica e cultural. Criada e mantida pelo CNPq, a Plataforma Lattes é uma base de dados de currículos, grupos de pesquisa e instituições, em um único sistema de informações. O objetivo desse instrumento é o de facilitar as ações de planejamento, gestão e operacionalização do fomento à pesquisa, tanto do CNPq quanto de outras agências de fomento à pesquisa, tanto federais quanto estaduais, e de instituições de ensino e pesquisa. Longe de ser uma unanimidade na chamada academia, principalmente por analisar com um único parâmetro áreas díspares do conhecimento, é, entretanto, apesar de não ser o único, o documento oficial, digamos assim, que na maioria das vezes consegue resumir a atuação de docentes e pesquisadores em termos de produção científica. É um sistema aberto, público, com acesso liberado a todos que tenham interesse em acompanhar o desempenho de acadêmicos, docentes e pesquisadores (www. cnpq.br/curriculolattes). Nessa época de eleições tenho visto pessoas se manifestarem sobre vários assuntos e quando vou ao currículo do autor para obter maiores subsídios percebo que o mesmo não demonstra ter essa habilitação que deseja transparecer. Na maioria das vezes são apenas teóricos, críticos de plantão, porém sem a devida experiência para a execução dessas propostas. Pelo menos em seus currículos não se consegue enxergar nada que justifiquem essas proposições, pois na prática jamais as executaram. Cuidado com os milagreiros de plantão que em tudo encontram defeitos, mas que, se nunca erraram, é porque também nada, ou quase nada fizeram.