Exposição inédita de gatos em Maringá

Norvegien
Cerca de oitenta felinos com pedigree e de diferentes raças ficarão em exposição nos próximos sábado e domingo, no Shopping Catuaí, em Maringá, no Gato Show. A mostra, inédita no Paraná, também servirá para exposição e venda de filhotes e doação de gatos por parte de várias ONGs. Oito veterinários prestarão orientações sobre saúde felina e apresentarão as novidades do mercado nesta área. Haverá, ainda, concurso e sorteio de brindes. No sábado, a mostra funcionará das 10 às 22 horas. E no domingo, das 14 às 22 horas. Os gatos das raças Persa, Mainecoon, Himalaia, Exótico e British, todas da alta linhagem, são de criadores de Maringá, Cascavel, Londrina e Foz do Iguaçu. A entrada é gratuita.

Segundo o médico-veterinário Hugo Kimura, um dos coordenadores do Gato Show em Maringá, os felinos conquistam cada vez mais a preferência das pessoas como animal de estimação na concorrência com os cães. Na Europa, por exemplo, o número de gatos de estimação é praticamente o mesmo em relação ao número de cães. “Faz parte do passado a visão do gato como animal estigmatizado e cuja função, na residência, era apenas a de exterminar os roedores”, comenta Kimura.
Os felinos, na prática, exigem menos de seu criador doméstico enquanto animal de estimação. Ao contrário dos cães, são independentes, mais higiênicos e se alimentam de ração seca. Do ponto de vista afetivo, desenvolvem em seus donos o mesmo afeto na comparação com os cães.
O veterinário argumenta que os gatos não podem ser responsabilizados exclusivamente pela transmissão de doenças, tal como toxoplasmose. O parasita, afinal, pode ser encontrado na carne de boi mal passada ou nas verduras contaminadas por águas poluídas.
O felino vacinado, desverminado e alimentado de forma adequada exerce o mesmo fascínio e conquista, cada vez mais, a preferência dos lares. Principalmente, numa época em que todos na casa saem para trabalhar e optam por um animal de estimação que não “reclama” por ficar sozinho por ser independente por sua própria natureza. Os donos agradecem pela tranquilidade proporcionada. (Luiz Carlos Rizzo)

Angelo Rigon

Jornalista em Maringá. Pioneiro em blog político, foi repórter e apresentador de programas de rádio e televisão, além de ter editado jornais e revistas. É comentarista da Jovem Pan Maringá.