Wilson Quinteiro encerra ciclo de apresentações na Acim

Quinteiro na Acim
Acompanhado do vice, João Luiz Regiani, o candidato do PSB a prefeitura de Maringá, Wilson Quinteiro, foi o último a participar do ciclo de apresentações de propostas da Associação Comercial e Empresarial de Maringá, na última segunda-feira. Após uma breve explanação sobre a experiência profissional, Quinteiro, que é advogado, explicou que tem entre suas propostas a instalação de gabinetes nos bairros para descentralizar o atendimento da prefeitura e realizar eleição para a escolha de administradores dos distritos de Floriano e Iguatemi.

Ele quer estender o atendimento nas creches públicas para 12 meses por ano, com jornadas ampliadas até as 20 horas. Ainda na área da educação o candidato propõe a criação do Espaço da Juventude, um complexo com autódromo e pista de skate para despertar os jovens para o esporte e afastá-los das drogas. “Falta gerenciamento na área da saúde”, reclamou Quinteiro. Ele tem como propostas a entrega em domicílio de medicamentos de uso contínuo e o projeto ISS Saúde, onde o percentual pago pelos oito hospitais da cidade seria revertido para a saúde pública.
Em virtude dos salários reduzidos, ele propõe a criação de um plano de cargos e salários e o aumento da remuneração dos guardas municipais. A criação de uma secretaria municipal antidrogas também está nos planos do candidato, com atenção especial para dependentes químicos, inclusive com a criação de uma clínica, mantida pela prefeitura, para tratamento de dependentes. Na coleta de lixo, Quinteiro defende a implantação de uma tecnologia para extração do gás gerado no aterro sanitário e o aumento da coleta seletiva.
Se eleito, ele disse que irá criar uma agência de fomento municipal, para capacitar pequenos empreendedores e oferecer empréstimos de até R$ 15 mil, com pagamento em 36 parcelas. Outras propostas são garantir o fortalecimento e a adoção de políticas públicas conjuntas para todos os municípios da região metropolitana. Em relação ao transporte coletivo, o candidato se compromete a respeitar o contrato com a empresa que tem a concessão do serviço e a manter o transporte gratuito para estudantes, mas quer reduzir a tarifa ao destinar o ISS de R$ 174 mil pago pela empresa para diminuir custos da planilha. Quinteiro quer usar os canteiros centrais para implantar 95 quilômetros de ciclovias na cidade.
A criação de uma Câmara Internacional de Comércio em Maringá contribuiria para aumentar o comércio exterior, ainda mais que o aeroporto é internacionalizado para cargas. “Precisamos de políticas públicas mais ousadas nas relações comerciais internacionais. Queremos fazer parceria com as embaixadas”, disse. Assim como outros candidatos, Quinteiro se comprometeu a construir um centro de eventos em Maringá, para impulsionar o turismo de eventos e religioso. “Passou da hora de Maringá ter este centro de eventos”.
Ao final do encontro, o candidato respondeu questionamentos, como a base partidária da sua coligação. “Composições partidárias são importantes, principalmente para aumentar o tempo de exposição de propostas em TV e rádio. Não tive a oportunidade de ter mais partidos coligados, o que foi ruim no primeiro momento, mas é uma vantagem no segundo momento. Com independência e bom relacionamento com a comunidade, vou buscar secretários entre as melhores ‘cabeças’, sem olhar partido e focado na capacidade técnica ou em indicações de entidades como a Acim. Na minha gestão secretário vai ter metas e se não cumpri-las, vai ser automaticamente desligado”, ressaltou. Ao final da visita Quinteiro recebeu um documento com propostas para o desenvolvimento de Maringá nas áreas de ciência e tecnologia; meio ambiente; infraestrutura e transportes; construção civil; educação e qualificação dos trabalhadores; segurança; comércio e serviços; turismo. O documento foi elaborado em conjunto pela Acim, Conseg Maringá, OAB, entre outras entidades. (Textual/Acim)