Enio vai dos debates; Pupin foge

O debate desta noite na RIC Record é apenas um dos quatro programados para o segundo turno das eleições em Maringá. Programados, mas sem garantia de que serão realizados, pois apenas o candidato Enio Verri (PT), da coligação “Maringá de toda a nossa gente”, confirmou a participação em todos os encontros. Enio considera que os debates reafirmam a democracia e dão aos eleitores mais subsídios para a escolha do futuro prefeito. Ele confirmou presença amanhã (23) na TV Maringá (Band); quinta-feira (25) na Rede Massa (SBT) e sexta-feira (26) na Rede Paranaense de Televisão (Globo). “O debate é o maior momento da democracia. Sem roteiro, sem teleprompter, sem meias palavras. Assistindo a disputa de ideias entre os dois candidatos, os eleitores têm condições de analisar melhor em quem depositar suas esperanças e o voto”, ressalta Enio.

Em correspondência à TV Maringá, a assessoria jurídica da coligação “A mudança continua”, comunicou que o candidato Carlos Pupin só participará do debate do dia 22 na RIC Record. A correspondência foi enviada após uma reunião programada para definir as regras do debate que aconteceria no último dia 18.
Apenas o representante da coligação “Maringá de toda a nossa gente” esteve presente na reunião, sendo recebido pelos diretores da emissora. De comum acordo, a televisão e os representantes da coligação presente decidiram alterar a data do debate para dia 23. Os representantes da coligação “A mudança continua” foram comunicados via Cartório de Titulos e Documentos sobre a oportunidade em participar de nova reunião, marcada para o dia 19, para organização do novo debate.
Porém, demonstrando a falta de coragem em valorizar a democracia, a coligação não compareceu a esta nova reunião. Limitou-se a enviar correspondência à emissora anunciando que seu candidato só participará de um encontro. A justificativa é de que “o excesso de debates compromete os compromissos de agenda do candidato”. A TV Maringá redigiu ata da reunião em que confirma que o candidato da coligação “Maringá de toda a nossa gente” foi o único a se dispor a participar do encontro, “mantendo o espírito democrático do processo eleitoral e respeitando os eleitores”.
Enio disse acreditar que seu adversário ainda possa mudar sua posição e, em respeito aos eleitores, participar de todos os encontros. “O debate mostra se o candidato tem conhecimento, se está realmente preparado para ocupar um cargo tão importante para o futuro de Maringá. Não iremos fugir dos debates pois temos certeza da que nossas propostas são as melhores para a cidade.” (Assessoria coligação “Maringá de toda a nossa gente”)