Indignação artística

De Luciana Imaculana:
Indignação. Lei de Incentivo à Cultura de Maringá. Uma lei que faz o contrário, não incentiva, deveria se chamar Lei de Desestímulo à Cultura. Meu desabafo vem por ver a ansiedade de alguns artistas que por medo de terem seus projetos desaprovados se omitem e ficam a mercê do desrespeito de um departamento de cultura que se mostra incompetente em lidar com coisas simples. Procuro sempre prestigiar os trabalhos artísticos dos produtores de cultura de Maringá e também da Secretaria de Cultura, e em questionamento a alguns artistas sobre produzir mais, criar mais, para levar mais cultura à sociedade maringaense, me deparei com esse desrespeito. Fiquei indignada ao descobrir que os artistas têm de se portar como pedintes esperando a esmola de um setor que tem a obrigação de fomentar a cultura.
Cancelaram a Lei de Incentivo à Cultura depois de tudo pronto e anunciaram um Prêmio de Incentivo a Cultura, que tornaria os processos mais rápidos, mas isso já se arrasta desde o início do ano. O prêmio teve apresentação dos projetos em julho e até agora a Secretaria de Cultura não se manifesta, não dá satisfações, não dá explicações e o fim do ano está chegando, e as mudanças de cargos estão chegando; percebo que o medo dos artistas (que não se manifestam) seja que o ano vire e a nova administração engavete os projetos, o que já aconteceu há um tempo atrás em outra gestão. Será que já gastaram o dinheiro destinado a esse prêmio? Porque tanta demora?
Classe artística, deixe de ter medo e exijam o que é de direito de vocês, não tenham medo de se manifestar, onde está o sangue subversivo e anárquico da arte que deveria correr nas tuas veias? Não se acovardem porque se existe desrespeito é porque vocês deixam acontecer. Poder Executivo cumpra o que promete às pessoas, pare de ser incompetente com coisas simples. Secretaria de Cultura de Maringá, aprenda a respeitar os artistas de tua cidade pois existe porque existem artistas. Agindo assim quem perde é a população maringaense que caminha na ignorância. A população e os artistas não podem ser vítimas de ignorância, incompetência e descaso. A cidade tem artistas que podem criar trabalhos maravilhosos, mas que para isso precisam da ajuda de um serviço que é um direito. Tem de ter seleção sim, tem de ter escolha sim, tem de se escolher os projetos mais relevantes sim, mas o poder público não pode tratar com descaso uma classe que também contribui com impostos e principalmente que leva o nome de Maringá a todo Brasil e também a outros países, então, Secretaria de Cultura de Maringá trate com respeito quem é o seu maior divulgador, o artista. Por favor Prefeitura Municipal de Maringá, dê satisfação aos artistas que encaminharam projetos a Lei de Incentivo a Cultura.

Advertisement
Advertisement