Pedágio: audiência coletiva em Londrina
Pela primeira vez na história a justiça paranaense vai realizar uma audiência de conciliação coletiva envolvendo motoristas que evadiram pedágio. Ao todo, são 43 processos de 38 usuários, ou seja, alguns condutores são reincidentes. A iniciativa será realizada na sede da Justiça Federal em Londrina, entre as 9h30 e 16 horas desta quinta-feira, por intermédio do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania – Cejuscon.
“Com essa ação pioneira a concessionária busca preserva à vida, a integridade física dos usuários das rodovias por intermédio da segurança no trânsito”, ressaltou a assessora jurídica da Viapar, Vanessa Morzelle, lembrando que todos os usuários envolvidos foram flagrados pelas câmeras de segurança da empresa. Ao todo serão realizadas 39 audiências. Lembrando que em 2011 foram realizadas 39 notificações e em 2012, 104 notificações.
O fluxo diário nas rodovias administradas pela Viapar é de aproximadamente 60 mil veículos. O número de evasões aumentou a partir de 2008, quando um deputado estadual forçou a passagem sem pagar em algumas praças, o que teve ampla repercussão na imprensa estadual. A atitude do deputado foi seguida depois por alguns motoristas que vem colocando em risco a vida dos usuários que trafegam pelas praças de pedágio e das pessoas que ali trabalham.