Arquivos

Akino

Um caso idêntico, mas fatal para Pupin

Vejam o caso Guanambi, que a Ministra Nancy Andrighi citou ao julgar o caso Simões-PI: Trechos do voto da Ministra: (…)Senhora presidente (…)Na espécie, conforme assentado na decisão agravada, o agravado exerceu o cargo de vice-prefeito do município de Guanambi/BA no interstício 2004-2008 – tendo substituído o então chefe do Poder Executivo em diversas oportunidades, porém fora do período de seis meses anteriores ao pleito – e foi reeleito nas eleições 2008, vindo a suceder o prefeito em 11.4.2012. Na presente eleição, candidatou-se ao cargo de prefeito. Consoante o entendimento deste Tribunal, as substituições.”
Notem que os casos são idênticos. Ambos Pupin e o candidato de Guanambi, foram eleitos vices em 2004 e substituíram o titular diversas vezes, Pupin dentro de seis meses anteriores à eleição de 2008, o vice de Guanambi, não.Continue lendo ›

Maringá

Creche improvisada: reunião amanhã

Do Maringá Manchete:
Pais e responsáveis por alunos que estão sendo atendidos na CMEI Gerardo Braga provisoriamente em um barracão localizado na avenida Carneiro Leão, na Zona 6 em Maringá, foram convidados para um reunião nesta sexta-feira às 18h com a presença da secretária de Educação do município, Solange Lopes.
O assunto é a reforma da CMEI Bárbara Barros. Os alunos estão sendo mantidos em condições que não estão agradando aos pais, diversas são as reclamações. A secretária informou que o município paga mensalmente pelo barracão a exorbitante quantia de R$ 40 mil  à empresa BJ Santos, proprietária do imóvel.

Blog

Happy hour

Foi no Solarium, na avenida Humaitá, o happy hour do prefeito Carlos Roberto Pupin desta quinta-feira. Observou-se que estava com cara de solitário. “De certo, pensava quando o Ricardo vai permitir que ele assuma a prefeitura”,  observou alguém.
A propósito das últimas ações de seus ex-coordenadores de campanha [a deputada Cida Borghetti marcou audiência com a ministra Nancy Andrighi, que deve inaugurar a divergência na votação], um leitor comentou hoje: “O marido quer processar juiz e promotores, a esposa quer enquadrar uma ministra do TSE, daqui a pouco estão indicando o futuro papa, que deve ser chamar Silvio III o imortal. Santa paciência. Enquanto isso a maioria dos maringaenses dorme em berço esplêndido.”

Akino

Secretário faz horas extras

Tentando rebater as últimas postagens, que fizemos, com caso concreto, julgado recentemente (Simões-PI), o secretário Ravagnani postou hoje às 11h52 em seu blog o seguinte: “Mesmo quatro meses depois de encerrado o processo eleitoral, ainda há os desesperados que acreditam em mudança no tapetão para tirar de Roberto Pupin o mandato que as urnas lhe conferiram. Sonham com uma reviravolta no TSE escorando seu desejo em interpretações tendenciosas de julgados que não se aproximam do caso maringaense. Bem, o blog já exauriu o assunto, mas só para recordar, aí vão os fundamentos que levarão os ministros da Corte a rejeitar o recurso de Enio Verri e seu partido, o PT, contra a diplomação de Pupin. Eles argumentam que, por ter substituído Silvio Barros por onze dias em 2008, e depois por cem dias em 2012, Pupin já cumpriu dois mandatos como prefeito. Uaaaaau! Bem, o que diz o TSE em julgados similares a respeito: (…)
Meu comentário: Mesmo em horário de almoço o Milton continua trabalhando. Apresentando consultas do início dos anos 2000, tenta levantar o ânimo da tropa (CCs, que estão preocupados), mas nem a Cida acredita nele, pois se fosse assim não teria marcado audiência com a ministra Nancy Andrighi, para, provavelmente, tentar o seu voto, que é firme. Vejam como ela votou, no último dia 19/12/12,no caso Simões:Continue lendo ›

Blog

Pau pra toda obra

Nomeado como assessor no Gabinete do Prefeito (a nomeação teria ocorrido no último dia 18, mas ainda não foi publicada no Órgão Oficial do Município), o presidente do PSDC de Maringá, Herculano Ferreira, proprietário do jornal Folha Popular, passou primeiro pela Secretaria de Comunicação Social, em janeiro, e, agora, é um dos auxiliares de Rene Pereira da Costa, na Secretaria Municipal de Controle Interno. A presença de Ferreira no Controle Interno contraria declaração do próprio secretário, de que naquela pasta haveria somente uma nomeação política (a dele, secretário), sendo os demais cargos ocupados por técnicos.

Blog

Em todas

O ex-vereador Aldi Cesar Mertz conseguiu a proeza de ser diretor legislativo (servidor municipal) e, ao mesmo tempo, ser assistente símbolo 1-C da Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Economia Solidária (servidor estadual), durante janeiro passado. O decreto de exoneração foi publicado no último dia 21, com efeito retroativo a 1º de fevereiro.

Blog

Atraso de mais de um ano

O prefeito Carlos Roberto Pupin e o secretário de Obras Públicas, Fernando Maia Camargo, assinaram no final de janeiro o décimo – isso mesmo, o décimo – termo aditivo ao contrato que o município firmou no início de 2011 com a Krum Construções e Incorporações Ltda., de Cascavel. A empresa foi contratada por R$ 2.064.855,85 para realizar obras de reformas e adequação do Hospital Municipal de Maringá. Desta vez, o aditivo estabeleceu mais 120 dias para a conclusão das obras – ou seja, 12 de abril próximo.
O contrato prevê a execução de 7.903,93 m2 de reforma e 35 m2 de ampliação. Originalmente, tudo deveria estar concluído no início de 2012.

Blog

Mães podem invadir gabinete de Pupin

Um grupo de mais de uma dezena de mães cogita invadir o gabinete do prefeito Carlos Roberto Pupin se não forem atendidas. Há cerca de 45 minutos elas aguardam numa sala do segundo andar do paço municipal de Maringá serem recebidas por alguém da administração. O grupo reivindica a volta de um ônibus escolar que há mais de dez anos atendia alunos do Parque Itaipu. O Conselho Tutelar de Maringá encaminhou ofício à Seduc no último dia 25, mas não recebeu resposta. Pais e responsáveis por alunos das escolas municipais atingidas com a suspensão do ônibus se reuniram defronte o Fórum desde as 14h e se dirigiram ao paço, onde foram alojados numa sala.
O prefeito Pupin está reunido numa sala anexa ao seu gabinete com o chefe da cidade, Ricardo Barros, que também é secretário de Indústria e Comércio de Beto Richa.
PS – Chegou-se a uma solução provisória: aqui.

Geral

Hospitalizado

Continua grave o estado de saúde de João Beraldo, o conhecido João Saboia, ex-vereador de Paiçandu, e que também foi assessor do ex-vereador Carlos Eduardo Saboia Gomes (PMN). Ele está internado no Hospital Santa Rita, em Maringá, com problemas cardíacos, desde a tarde do último dia 22, e encontra-se na UTI, inconsciente, respirando por aparelhos. João Saboia é pai do jogador Anderson (Paraná Clube) e do ex-jogador Cacau.

Akino

Porque a Serei não serve para nada

Vejam as atribuições da Secretaria de Relações Interinstitucionais, segundo a lei:  I – promover a integração e a participação das entidades públicas, privadas e a sociedade civil organizada, nas relações com o poder público; Meu comentário: Enrolação, embromação, não quer dizer nada. II – a execução da política organizacional de relações com órgãos locais dos Governos Estadual e Federal, visando a implementação de projetos para obtenção de recursos; Meu comentário: Idem, idem, não quer dizer nada. Continue lendo ›

Blog

Cena da administração municipal

Na semana passada, o prefeito Carlos Roberto Pupin (PP) passou pela sala que fica na parte de baixo do paço municipal (a chamada Sala da Vergonha), onde oito pessoas tentam dar cara à Secretaria de Relações com a Comunidade. Ao ver a turma sem muito o que fazer, tascou: “Quando vocês vão começar a trabalhar?”. A sala passa por reformas, para poder abrigar uma parte dos 515 cargos comissionados, ajuntamento de indicados por terem apoiado Pupin no segundo turno. A frase fez efeito: ontem todos estavam dando uma de marceneiro e até o secretário Miguel Grillo estava ajudando na reforma.

Blog

Saúde da Família: MPF abre inquérito

O Ministério Público Federal abriu inquérito civil público para apurar irregularidades na carga horária dos profissionais do Nasf – Núcleos de Apoio à Saúde da Família. A portaria transformando o procedimento em inquérito foi publicado hoje, assinado por Carlos Alberto Sztoltz. No ano passado, os vereadores de Maringá aprovaram a lei nº 9.179, contrariando a Portaria nº 154/2008 que regulamenta o Nasf. A lei estabelece jornada de 30 horas semanais para os profissionais de serviço social, psicologia, fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia, nutrição e farmácia, bem como os técnicos em radiologia, pertencentes ao quadro de servidores efetivos ou submetidos ao regime de emprego público.
Já o procurador Natalício Claro da Silva converteu em inquérito a apuração de irregularidades na prática de infração administrativa de omissão no Cadastro Técnico Federal do exercício da atividade de uso de recursos naturais, comercialização de fauna silvestre nativa e exótica, partes, produtos e subprodutos (pescado).

Blog

“Não sabia mais o que fazer”

Na manhã de hoje, uma mãe deixou os dois filhos, de 6 e 9 anos, na CMEI Geraldo Meneghetti, localizada na esquina das ruas Guatemala com La Paz, pouco mais de 10 metros de sua residência, na Vila Morangueira, em Maringá. Detalhe: ela procurava vaga para os dois filhos desde o último dia 6 e, como não conseguiu, decidiu deixar as crianças lá, embora não estejam matriculadas naquele centro municipal de educação infantil. A mulher já havia procurado o Ministério Público, atrás das vagas, sem êxito; ela tem que trabalhar para poder sustentar os filhos e disse que não sabia mais o que fazer.
PS – No final da manhã a questão foi solucionada.

Educação

Credenciamento do MEC

Portaria publicada hoje no Diário Oficial da União, assinada pelo ministro da Educação, Aloízio Mercadante, confirma decisão da Câmara de Educação Superior, do Conselho Nacional de Educação, e credencia a Faculdade de Tecnologia Senai Maringá, a ser instalada na rua Vereador Nelson Abrão, Zona 5, mantida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, que tem sede em Curitiba. O prazo é de três anos, com ciclo avaliativo.
Também foi publicada hoje o credenciamento, sub judice, do Instituto Superior de Educação do Paraná para a oferta de educação superior na modalidade a distância, com sede na rua dos Gerânios, no Conjunto Inocennte Villanova Junior (Borba Gato), em Maringá, mantido pelo Instituto para o Desenvolvimento da Educação e da Cidadania, pelo prazo máximo de cinco anos.

Esportes

Os troféus do Centro Português

Centro Português
Na última reunião ordinária da diretoria do Centro Português foram apresentados aos presentes os troféus que a equipe do futebol de salão conquistou durante os 10º Jogos Interclubes de Maringá, organizado pela Acirema – Associação dos Clubes da Cidade e da Região de Maringá -, e que acabou no final de 2012. O Centro Português foi o campeão na faixa do Futsal sub 13, o terceiro colocado na Futsal sub 17 e o terceiro colocado no Futsal sub 9 anos. O presidente do Centro Português , Luciano Pereira Baptista, parabenizou Milton Albano Gomes, responsável pelo treinamento dos atletas no clube, pela conquista. Foto Claudio J. Jorge

Maringá

Educação: hoje tem ato às 10h

A APP-Sindicato Maringá promove hoje, a partir das 10h, um ato em frente à sede do Núcleo Regional de Educação como parte do calendário de construção da greve dos professores e funcionários de escola da rede estadual. A ação do sindicato se repete nos demais NREs do Estado. Os educadores reivindicam do governo reajuste salarial e melhores condições de trabalho e carreira. Conforme deliberação de assembleia da categoria, se não houver uma resposta adequada às demandas da categoria, os trabalhadores devem iniciar a greve no próximo dia 13.Continue lendo ›

Blog

Leilão

O juízo da 2ª Vara Federal de Maringá programou para as 14h do dia 4 de maio próximo o leilão de um lote de terras de 36.300,00 m² (1,50 alqueire paulista), situado na Gleba Patrimônio Sarandi, avaliado em R$ 1,1 milhão. O leilão, que acontecerá na Bolsa de Cereais, é resultado de execução de título extrajudicial movido pela Caixa Econômica Federal contra Milton Aparecido Martini, ex-prefeito de Sarandi.

Blog

Deputada pede audiência a ministra do TSE

audiencia
A tropa da organização (partidária) dos Barros está na rua para tentar salvar a pele de Carlos Roberto Pupin (PP) e não deixar que seja apeado do poder, onde se encontra desde janeiro, cumprindo o terceiro mandato consecutivo, o que é proibido pela legislação brasileira. Apesar de o TSE já ter jurisprudência sobre o assunto, agora até a deputada federal Cida Borghetti (PP), que foi coordenadora de propaganda da campanha de Pupin, marcou audiência com a ministra Nancy Andrighi. A ministra votou contra o terceiro mandato nos casos de Guarapari (ES), onde até já houve eleição, e Simões (PI). A audiência foi marcada para o próximo dia 7, às 18h30, conforme aparece no movimento do processo do vice-prefeito Claudio Ferdinandi (PMDB), que também teve a candidatura garantida liminarmente, por estar na lista dos contas sujas do Tribunal de Contas do Paraná. A parlamentar solicitou a audiência no início da noite de ontem como representante de Ferdinandi. Com a posse da ministra Luciana Lóssio, na terça-feira, gora, o TSE, pela primeira vez em sua história, tem maioria feminina em sua composição. Pessoas ligadas ao grupo político têm divulgado que o caso não será julgado tão cedo pelo TSE e “dará em nada”.