Outra aposta é a região norte do Estado, polarizada por Londrina, onde a cooperativa opera desde 2010 com estruturas para receber safras, comercializar insumos e prestar orientação técnica aos produtores. Em 2012, essa região já participou com cerca de R$ 500 milhões no faturamento.
Segundo o presidente, a Cocamar recebe 70% da produção de grãos em sua área de atuação no noroeste, índice que considera “bastante razoável”. No norte, está em 20%, o que, a seu ver, demonstra haver ainda muito espaço para incorporar.
Crescer para a cooperativa significa, também, ampliar as vendas de produtos ao varejo, oriundos de seu parque industrial, e de insumos agropecuários, vendidos aos produtores em uma rede de 54 lojas no Paraná, que deve chegar este ano a Estados vizinhos. Em 2012, essas áreas faturaram juntas R$ 1,080 bilhão – mais de 40% do total. Os produtos de varejo são distribuídos para pontos de vendas em várias regiões do país.
Para marcar seus 50 anos, a Cocamar promove palestras para grupos de cooperados nesta quarta-feira às 19h em Londrina, no Restaurante Planalto, e quinta às 10h30 em Maringá, ambas com o economista José Roberto Mendonça de Barros, da MB Associados, de São Paulo. Barros vai fazer uma panorâmica da economia brasileira e abordar também as perspectivas do agronegócio nos planos nacional e internacional.