Em Londrina, cooperados e autoridades celebram 50 anos da Cocamar
O jantar em comemoração ao aniversário de 50 anos da Cocamar, realizado na noite de ontem no Restaurante Planalto, em Londrina, contou com a presença de cerca de 250 cooperados e diversas autoridades. O presidente Luiz Lourenço, o diretor-secretário Divanir Higino da Silva, os superintendentes José Cícero Aderaldo e Arquimedes Alexandrino, e vários gerentes, recepcionaram lideranças políticas, empresariais e do agronegócio do município e região, dentre as quais o prefeito e o vice-prefeito de Londrina, Alexandre Kireeff e Guto Belucci, o deputado estadual Tercílio Turini, vários secretários municipais, o presidente do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) Florindo Dalberto, o presidente do Sindicato Rural de Londrina Narciso Pissinatti, o presidente da Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil) Flávio Balan, o presidente da Sicredi União PR Wellington Ferreira, e outros. Foi lida também, na oportunidade, uma mensagem enviada pelo presidente do Sistema Ocepar, João Paulo Koslovski, em saudação pela data.
Houve a apresentação de um audiovisual da Expo Londrina, que inicia no próximo dia 4, da qual a Cocamar é uma das apoiadoras, do comercial de 50 anos que está sendo exibido por emissoras de TV e do novo institucional da cooperativa. Ao pronunciar-se, Luiz Lourenço fez um breve histórico das cinco décadas da Cocamar, no qual ressaltou a chegada à região em 2010. “Viemos comprometidos com o desenvolvimento regional e para fortalecer os produtores”, disse. Em seguida, o economista José Roberto Mendonça de Barros fez uma palestra sobre o cenário econômico brasileiro e as tendências do agronegócio. Segundo ele, a economia brasileira sofre com alguns entraves, como os elevados gastos do governo e as dificuldades que este tem de promover melhorias na logística e na infraestrutura. “Felizmente os governantes parecem ter acordado para essa realidade e devem iniciar um programa de concessões. Sem isso, não há como pensar em solução”, disse. Barros destacou também que o mundo parece estar saindo lentamente da recessão à qual mergulhou em 2008/09. “A economia dos Estados Unidos deve crescer este ano e em 2014 e, com sua força, vai puxar a economia dos outros países.” Mas ele disse estar muito reticente, ainda, quanto as possibilidades de a Europa sair da crise. “Vai demorar muito, ao que parece, e a Europa ficará bastante atrasada em relação ao restante do mundo”, completou. A programação em Londrina foi completada com o corte de um bolo.
Nesta quinta-feira, o mesmo evento será em Maringá, a partir das 10h30, no Haddock Buffet, com a presença de cooperados da região noroeste. (Flamma)