Crianças fazem releitura das obras de Romero Britto
As crianças atendidas pelo Centro de Educação Infantil Pertinho da Mamãe da UEM (CEI) visitaram hoje a mostra com seus trabalhos que estão expostos na Biblioteca Central. As crianças, com mediação das educadoras, fizeram uma releitura das obras de Romero Britto, dentro do projeto pedagógico que está sendo desenvolvido neste semestre, denominado Artistas Brasileiros e suas Diferentes Expressões. A educadora Iracema Capelli explica que as crianças tiveram a liberdade de escolher as figuras e as cores de seus trabalhos artísticos e receberam informações sobre o autor das obras e seu trabalho. Thaís Kuroda, de 3 anos, por exemplo, escolheu a figura de um urso e o coloriu com vários tons de rosa, sua cor preferida. Questionada por sua escolha, justificou simplesmente: “porque sim”. Sua mãe, Rute, por outro lado, comenta que o trabalho desenvolvido no CEI é muito bom e que incentiva a auto-estima da criança, a parte pedagógica, a parte motora e o interesse pelas artes. Disse que as crianças ficaram empolgadas e interessadas pelo colorido de Romero Britto.
A produção, que pode ser vista até a próxima sexta-feira, tem despertado a curiosidade e aprovação dos visitantes. Além disso, o projeto apresenta diversas vantagens. Capelli destaca que “isso proporciona à criança novas aprendizagens, o trabalhar com texturas, formas e cores, o aprimoramento da sensibilidade, a leitura do mundo porque a arte está em todo lugar. A criança tem contato com a arte e também tem essa possibilidade de estar elaborando, construindo sua arte, mesmo com a mediação da professora, e não só estar apreciando. E isso futuramente vai ser importante para ela. Estimula também o desenvolvimento como cidadã. Isso ela vai levar para a vida toda. Ela vai fazer uma leitura do mundo através disso. Ela vai se tornar um cidadão mais sensível às coisas do mundo”.
A coordenadora pedagógica do CEI, Ercília Angeli Teixeira de Paula, explica que já foram elaborados trabalhos sobre Vinícius de Moraes. “A proposta é que as crianças conheçam a história da arte e o contexto histórico de produção desses artistas, que sejam incentivadas à apreciação artística e da estética das obras desses autores; que sejam fomentadas ações de produções artísticas pelas crianças, nas quais, sejam incentivadas a observação, a criatividade e o conhecimento de diferentes manifestações. Em relação aos bebês, o contato com diferentes obras de arte, músicas, texturas e peças teatrais possibilita as crianças a conhecerem múltiplas linguagens e formas de expressão”. Artistas como Portinari, Maurício de Sousa e Volpi também serão explorados no projeto. Capelli relata que a próxima etapa será com Cândido Portinari e será relacionada com a Copa do Mundo, aproveitando o momento e o fato de que Portinari tem um quadro com as crianças jogando futebol. (Assessoria)