O programa “Canção de Ninar na Comunidade”, promovido pela área de Responsabilidade Social da Unimed Maringá, teve início na última terça-feira no Conjunto Itatiaia, zona leste da cidade. O convite se estendeu a gestantes do bairro.
A iniciativa, fruto da parceria com o Núcleo de Apoio à Saúde da Família de Maringá e o Programa Saúde da Família, se propõe a prestar orientações para que as futuras mães tenham uma gravidez segura. Esta é a última edição deste ano e também a primeira vez que o evento acontece no bairro.
“Ficamos gratificados em poder proporcionar às jovens de comunidades mais distantes uma oportunidade como essa”, explica a assistente de Responsabilidade Socioambiental da cooperativa médica, Gabriela Ottoboni.
No primeiro encontro, a psicóloga da Medicina Preventiva, Ana Paula Andreotti Rezende, fez uma explanação sobre os aspectos psicológicos durante o período gestacional, reforçando a importância do vínculo afetivo dos pais com o bebê e a participação dos outros filhos, se houver, nos preparativos e cuidados com o recém-nascido. “Nesse momento, é fundamental que ele se sinta amado e acolhido por toda a família”. Ana Paula também explicou que as constantes alterações do humor, por parte da mãe, são normais nessa fase: “A mulher fica mais vulnerável e insegura, mas tudo é questão de se adaptar à nova realidade”. Em seguida, a nutricionista Paula Perly deu dicas sobre uma alimentação saudável e orientou que a gestante precisa estar bem nutrida para que o desenvolvimento do bebê ocorra normalmente. “Não pode deixar de se hidratar muito bem e consumir alimentos frescos”.
Grávida de 5 meses de Kyara Emanuelly, a dona de casa Alexia Bessa Paulino, 19, moradora do Conjunto Itatiaia, contou que esta é a sua primeira gestação. “Estou curtindo muito a experiência de ser mãe e tenho participado de vários cursos. Graças a Deus, conto com o apoio da minha família”. A dona de casa Ingrid Silva Borges, 23, amiga e vizinha de Alexia, também espera o primeiro filho, cujo nome já foi escolhido: “Luiz Gusttavo”. Para Ingrid, toda orientação nesse momento é bem-vinda. “Quero me dedicar integralmente ao bebê”.
Na segunda etapa, programada para o dia 22, a enfermeira Érica Ferreira irá discorrer sobre o aleitamento materno. No dia 27, um obstetra falará sobre o parto e, no encerramento, dia 29, além da palestra com um pediatra sobre os cuidados com o recém-nascido, haverá também sorteio de carrinhos de bebê. (Flamma)