Um show de humor

Texto disponibilizado hoje no site da Assembleia Legislativa do Paraná:
Médico cirurgião, político, ex-professor de cursinho, o deputado Dr. Batista (PMN) também joga futebol e hoje, aos 63 anos de idade, garante, continua batendo um bolão. Também é humorista, canta, dança e declama.
Faz palestras sobre medicina preventiva na Assembleia que lotam o Plenarinho e são medicinais, porque desopilam o fígado da plateia, tantas são as gargalhadas.
O médico consegue combinar conselhos sábios para preservar a saúde com um senso de humor capaz de botar no chinelo muitos profissionais do ramo. Convidado do “Política & Viola”, programa da TV Assembleia apresentado pela dupla sertaneja Willian & Renan, que vai ao ar neste sábado (24), às 21:30, mostrou que está mesmo em plena forma.
O Dr. Batista nasceu em Pompéia, interior de São Paulo. Décimo sexto filho de uma família muito pobre. As roupas que os guris usavam eram feitas com sacos de farinha e tingidos com anilina. Só veio a usar sapatos aos 14 anos. O primeiro calçado que teve ele usou tanto, mas tanto, que quando um dia mandou engraxar o engraxate indagou:
– Você quer engraxar ou fazer as unhas?
Quando tinha 10 anos, uma experiência definitiva. A mãe teve câncer. Foi atendida por um médico que a salvou do que, na época, era considerada uma sentença irrecorrível de morte. Ficou fascinado pela medicina. As roupas do doutor, a maleta, o dom de curar. Decidiu que seria médico. Não foi nada foi fácil seguir esse projeto. Não tinha dinheiro nem para pagar a matrícula na faculdade.
Foi dar aulas em cursinho de pré-vestibular e vem daí parte da capacidade de prender a atenção e de falar em público de forma a manter a plateia interessada. A partir desse ponto a vida melhorou um pouco. No começo, não mais que o suficiente para comprar uma calça Topeka e um tênis Kichute nas Casas Buri.
Apesar da estatura reduzida e o físico franzino, o Dr. Batista garante que já foi, e continua sendo, um garboso jogador de futebol e um grande zagueiro. Difícil saber quando está falando sério. Ainda mais quando ele completa: “Tinha tudo para ser jogador de futebol. Tinha meia, chuteira, calção e bola”.
O músico convidado (o programa sempre tem um músico convidado) foi Mazzei Mattos, sertanejo-universitário. Cantou músicas próprias (“Papai Mandou Moer”) e outras de cantores consagrados, como “Hoje eu Sei”, de João Paulo e Daniel.
Willian quis saber do Dr. Batista se o pai dele o deixava solto na vida ou era muito rigoroso.
– O meu pai era muito liberal. Dizia sempre: você pode ir dormir às 5 horas da manhã, desde que às 6 horas esteja de pé para moer o milho…
Algo dessa disciplina espartana ficou e ele avisa: amanhã (quinta-feira), às 7 horas, vou estar em Maringá, entrando no centro cirúrgico.
O “Política & Viola” é parte da nova grade de programação da TV Assembleia (antiga TV Sinal) e segue a diretriz estabelecida pelo presidente da Casa, deputado Ademar Traiano (PSDB) de mostrar o lado humano dos políticos e aproximar a Assembleia da sociedade. O programa vai ao ar todos os sábados às 21h30 pelo Canal 16, para quem assina a NET, e tem reprises domingo e as quintas-feiras ao meio-dia, e também pode ser visto na internet. (Foto: Pedro de Oliveira)