Uma sessão especial

Unimed Maringá

Olhares atentos, sorrisos e lágrimas. Este misto de sentimentos tomou conta de uma plateia especial em uma sala de cinema na noite da última sexta-feira no Shopping Maringá Park. Eram pacientes em tratamento de câncer e familiares que se emocionaram com a homenagem prestada pela Unimed Maringá, que finalizava a programação referente ao Outubro Rosa.
Foi uma surpresa, uma vez que os 330 convidados sabiam apenas da exibição do filme “Perdido em Marte”, projetado na sequência. 
Os colaboradores do Centro de Oncologia da cooperativa, que também participaram, gravaram mensagens de esperança, confiança, amizade e de aprendizado com esses pacientes que, com a determinação, servem de exemplo a todos.
Uma das participantes foi a aposentada Maria dos Anjos Landim Amaral de Souza, 51 anos, que foi ao cinema acompanhada da mãe Ana. Ela disse que no final de 2012 descobriu um tumor no pulmão e, sem perda de tempo, submeteu-se a cirurgia e quimioterapia: “hoje estou muito bem, graças a Deus”. Para Maria, realizações como essa, da Unimed, são importantes para apoiar quem luta contra a doença. “É um momento difícil para a gente e para os familiares”, comentou, agradecendo a Unimed “pela maneira humanizada como conduz o tratamento”.
A dona de casa Gislaine Aparecida Sgobero Menegon, 45 anos, acometida de câncer de mama há cerca de um ano, afirmou ter ficado emocionada com a surpresa. “Projetos como este são muito importantes, pois a gente se fortalece”, frisou, acrescentando: “existem coisas que o dinheiro não paga. Estou sendo muito bem tratada na Unimed, as pessoas são carinhosas e atenciosas, parece que são da família. Quando terminei a quimioterapia, senti falta da convivência com as funcionárias, pois criei um vínculo muito forte com elas”.
Homens e crianças também participaram. No meio da plateia estava Elton Delefratti, 53 anos, que há 12 meses faz tratamento de um tumor no intestino e no fígado. “Além do excelente acompanhamento médico, percebemos a preocupação da cooperativa com os clientes, sempre com mensagens positivas”, citou. Primeiro da fila ao lado da Mãe Shirlei, Vinicius dos Santos Pereira, 11 anos, que faz tratamento de linfoma no pulmão esquerdo desde fevereiro deste ano, era só alegria. “Gostei bastante de tudo o que aconteceu aqui, fui o primeiro a chegar. Os depoimentos foram emocionantes”, relatou o menino. A mãe revelou que, após o diagnóstico, “nós em casa ficamos sem chão, mas hoje estamos mais tranquilos. O tratamento tem sido excelente, e todos na Unimed, as meninas, os médicos, as enfermeiras, a psicóloga, todos estão de parabéns”.
O filme “Perdido em Marte” retrata a história de um astronauta que sofre um acidente durante uma missão a Marte e faz de tudo para sobreviver. Uma história de superação de um personagem que encara os problemas com bom humor. No fim, tudo dá certo. “Fechamos o Outubro Rosa com essa mensagem alegre e positiva para os clientes”, comentou o gerente de Marketing e Relacionamento Empresarial, João Noris.
Em seis anos, desde que iniciou suas atividades, o Centro de Oncologia da Unimed Maringá já prestou mais de 35 mil atendimentos médico-ambulatoriais, nutricionais e psicológicos, além de sessões de quimioterapia. O câncer de mama lidera os casos de tratamentos, seguido do câncer de próstata e gastro. Atualmente 450 pacientes estão em tratamento, dos quais 65% são mulheres.
O Centro de Oncologia é tido como referência em nível nacional, sendo constantemente visitado por dirigentes de outras cooperativas médicas. “O acolhimento da nossa equipe é diferenciado, faz com que o paciente se sinta em casa. Temos uma equipe qualificada, capacitada para atender bem”, destaca a supervisora de ambulatórios da cooperativa, Cintia Carla Iba.

Advertisement
Advertisement