Um sistema para acomodar

Coletor

Em 20 março do ano passado, o secretário de Saneamento Básico de Maringá, Miguel Grillo (PMDB), convidou seus colegas para a exposição do caminhão protótipo com conjunto coletor autopropelido para a coleta seletiva, no Centro de Convivência Comunitária Renato Celidônio. Trata-se de um caminhão equipado com sistema acomodador de recicláveis.
A apresentação foi feita por Iran de Rezende, que foi diretor-geral da Secretaria de Estado do Trabalho Emprego e Promoção Social, indicado pelo deputado estadual Luiz Claudio Romanelli (PMDB), e ex-secretário de Indústria e Comércio de Cornélio Procópio.
No final de novembro de 2015, o prefeito Carlos Roberto Pupin contratou a Konrad Paraná Comércio de Caminhões Ltda., por R$ 2.294.990,00, para fornecer dez unidades de coletor de recicláveis autopropelido, marca Noma, montado em caminhões Ford Cargo 816, através de registro de preços.
O Observatório Social de Maringá, porém, questionou formalmente a administração sobre a escolha do coletor de recicláveis autopropelido, já que não houve discussão com a comunidade interessada.