Balança inteligente
Para avaliar a saúde dos profissionais de empresas clientes, a Unimed Maringá lançou no mês passado a campanha: “Qualidade de vida e saúde no ambiente de trabalho”, iniciativa que faz parte do Programa Saúde Empresarial.
Segundo explica o consultor empresarial da cooperativa médica, Rogério Mendes, a ação, desenvolvida inicialmente entre os próprios colaboradores, começa a ser levada para as empresas. “Até o momento tivemos um feedback muito positivo”, avalia.
Nas últimas terça e quarta-feiras, utilizando uma balança inteligente, funcionários e clientes de uma concessionária de veículos puderam aferir peso, altura, verificar a pressão arterial, o índice de massa corporal (IMC) e o percentual de gordura corporal. A concessionária foi a primeira a receber o equipamento – colocado em local de grande afluxo – que é acompanhado por uma profissional da área de Medicina Preventiva, a enfermeira Anne Covre. As informações obtidas, segundo ela, podem auxiliar na prevenção de doenças.
Atraído pela novidade, o analista de sistemas Lucas Rúbio Garcia, 23, fez uma avaliação e disse que gostou do resultado: “Deu tudo normal, felizmente”. O colega dele, o também analista Bruno Cezar Gimenes, 29, aproveitou igualmente a oportunidade. “Não tenho costume de me exercitar, mas procuro cuidar da saúde”, afirma, comentando que a pressão arterial e o IMC estão em dia. Já Larissa Tozati Ribeiro, 25, do setor de vendas, citou ter gostado da iniciativa: “É um incentivo para a gente se preocupar com a saúde”.
São 98 as empresas participantes do Programa Saúde Empresarial da Unimed Maringá. A partir de um diagnóstico, entre 80 e 90% dos profissionais passam a ter a saúde gerenciada pela cooperativa médica e estima-se que mais de 7 mil pessoas estejam atualmente sob monitoramento. Depois de avaliada, a equipe fica sob os cuidados dos profissionais da área de Medicina Preventiva (MEP).