‘Plantando Saúde’ orienta sobre produção caseira de repelentes
Dando continuidade a algumas iniciativas para apoiar a população no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como a dengue, zika vírus e a febre chikungunya, a Unimed Maringá, em parceria com o Núcleo Disciplinar de Estudos e Pesquisas sobre o Trabalho e Movimentos Sociais (UniTrabalho) da Universidade Estadual de Maringá, deu início no último dia 24 à Oficina “Plantando Saúde: produtos à base de citronela”.
Promovida no auditório da cooperativa médica, a primeira edição do evento, que reuniu colaboradores e convidados, tem como proposta orientar sobre a produção caseira de repelentes, como velas e desinfetantes, utilizando a planta citronela como matéria-prima.
O gerente de Pessoas e Relacionamento da Unimed, Marçal Siqueira, enfatizou a importância das pessoas se mobilizarem no combate ao mosquito, desenvolvendo ações preventivas. “A comunidade precisa estar unida para enfrentar esse desafio”, disse. A professora de Economia da UEM e coordenadora da UniTrabalho, Nancy Terezinha Oldenburg Koch, explicou que o papel do núcleo no projeto: “é apoiar no desenvolvimento de projetos sustentáveis que contribuam para melhorar a qualidade de vida da sociedade”.
Com materiais em mãos, a engenheira agrônoma Gheysa Júlio Pinto e a zootecnista Luciane Hisano, da UniTrabalho, detalharam sobre a elaboração e o uso de cada produto. “Quem quiser fazer em casa, é um processo fácil e prático”, mencionou Gheysa.
Vanessa Kawashima, colaboradora da Unimed, é mãe de um filho pequeno e conta que como fica pouco tempo em casa, evita ter plantas para não haver acúmulo de água em recipientes. “Precisamos nos preocupar com a saúde da família”, disse, afirmando querer aprender para depois repassar os conhecimentos aos outros.
Representando a Secretaria Municipal de Educação, Rosângela Taiti e Cintia Carvalho acompanharam a oficina. “Viemos conhecer o projeto de perto e ver a possibilidade de implantar essa ideia nas escolas municipais”, comentou Rosângela.
Ao final da aula, cada um dos presentes recebeu um kit da muda de citronela e um folheto com informações sobre os produtos. O próximo passo é difundir o projeto nos bairros da cidade. A Unimed firmou uma parceria com a secretaria da mulher, e as oficinas serão realizadas com as mulheres atendidas por elas. (Flamma)