Projeto garante autonomia para repor servidores nos quatro HUs

Evandro Araújo

Autorizar a substituição imediata de servidores nos quatro hospitais mantidos pelas universidades estaduais de Londrina, Maringá, Cascavel e Ponta Grossa.
É o que propõe projeto de lei protocolado na Assembleia Legislativa do Paraná assinado por dez deputados: Evandro Araújo, Tercílio Turini, Chico Brasileiro, Leonaldo Paranhos, Rasca Rodrigues, Marcio Pauliki, Adelino Ribeiro, Nelson Luersen, Edson Praczyk e Péricles de Mello.

Pela proposta, nas situações de vaga de cargos efetivos já existentes os reitores das universidades passam ter autonomia para convocar aprovados em concurso e preencher as vagas de servidores que se aposentam ou deixam os HUs por qualquer outro motivo. Se não houver concursado em lista de espera, poderá ser feita a contratação temporária até a realização de novo concurso.
“Esse projeto é resultado das visitas que fizemos às universidades estaduais. Esperamos apoio dos deputados para aprovar o projeto e entendimento do Governo para sancionar a lei. Essa proposta vai garantir agilidade na reposição de servidores e evitar prejuízo no atendimento à população”, comentou o deputado Evandro Araújo.
Evandro Araújo explica que a proposta não gera novas despesas ao governo do Estado porque não haverá criação de cargos, mas a ocupação dos já existentes no quadro de servidores das universidades e evita gastos com horas-extras, pagas muitas vezes para suprir a falta de funcionários em determinado setor do hospital.
O projeto agora segue para análise da Comissão de Constituição e Justiça.