Sobre arremetidas

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De Claudio Lemos Louzada, administrador aeroportuário, ex-comandante da RioSul e Varig, a respeito da postagem “Duas arremetidas”:

Parabéns ao comandante, à disciplina e ao treinamento da Gol pelas arremetidas. A arremetida mostra o alto grau de segurança na cabine e o comprometimento da tripulação com mínimos de descida oficialmente publicados para o aeroporto em questão.
É um orgulho para o diretor de operações da companhia aérea saber que sua tripulação inicia o procedimento de arremetida toda vez que os mínimos foram atingidos e o comandante tem em mente a integridade da aeronave, seus ocupantes e as construções e pessoas do entorno do aeroporto. Ninguém gosta de aventura na indústria aérea nem de fortes emoções. Só em casa, na tv ou no conforto do seu home theater.

Não existe nenhuma aventura na aviação de linha aérea com tempo seco, chuvoso, quente ou nevando, existe sim, procedimentos de descidas, existe mínimos, existe margem de segurança ampla, tudo isso dentro do que cada aeroporto oferece. Existem os aeroportos que oferecem ampla infraestrutura e os que oferecem menos.
No Brasil poucos aeroportos caminham para a infraestrutura moderna do século 21, embora as aeronaves já estejam equipadas com os melhores equipamentos de voo. São essas mesmas aeronave, totalmente idênticas, que voam nas piores condições meteorológicas durante o inverno no Canadá, Europa e Alaska mas nos melhores aeroportos com infraestrutura, na verdade, alguns aeroportos permitem que a visibilidade seja de zero metros e o teto de zero metros. Já a infraestrutura do país Euro-Afro-Tupiniquim é outra coisa…