Final no Guairão

deborah_chibiaque

Desde abril a Associação de Bailarinos e Apoiadores do Balé Teatro Guaíra tem circulado pelo Paraná com a missão de selecionar companhias, escolas, academias e artistas da dança que terão a oportunidade de apresentar o seu trabalho no palco do Guairão, entre os dias 1º a 3 de julho. Essa é uma das missões da Mostra Paranaense de Dança: revelar e valorizar o talento de grupos espalhados pelo Estado.
Em paralelo, o festival – que está em sua 9ª edição – ainda promove espetáculos de companhias profissionais a preços populares no interior e na capital, realiza iniciativas de formação de plateia e aprimoramento técnico e artístico e traz para o Brasil pesquisadores internacionais para apresentações e workshops.

Em 2016, a Mostra Paranaense de Dança obteve o recorde de 1.992 inscrições. O evento realizou seletivas em Ponta Grossa, Pato Branco, Campo Mourão, Marialva e Curitiba. Mais de 50 cidades do Paraná e três de Santa Catarina tiveram artistas inscritos. Foram 170 grupos que apresentaram 520 coreografias de diversos estilos de dança para uma banca de bailarinos do Bale Teatro Guaíra e outros profissionais experientes convidados pela ABABTG.
Na seletiva realizada em Marialva inscreveram-se 410 artistas, com 35 grupos participantes, sendo apresentadas 96 coreografias; 16 delas foram selecionadas. Participaram as cidades de Apucarana, Arapongas, Cornélio Procópio, Ivaiporã, Jandaia dos Sul, Londrina, Mandaguaçú, Maringá, Nova Esperança, Paranavaí, Peabiru, São João, São Jorge do Ivaí, Sarandi e Toledo.
Para a final do evento, foram selecionadas 113 coreografias que se apresentarão em três dias de espetáculos. Os artistas estarão concorrendo a diversos incentivos da ABABTG e de seus parceiros. Um bailarino, um coreógrafo e um grupo que se destacarem nas apresentações serão homenageados com o Prêmio ABABTG de Incentivo à Dança. O Eliane Fetzer Centro de Dança vai selecionar um participante para conceder uma bolsa de estudos para o curso de férias 2017 da escola. O Projeto Allegro também vai convidar um artista participante para ser um dos personagens retratados na próxima edição do projeto.
Além dos grupos selecionados, cinco companhias profissionais foram convidadas para realizarem a abertura das noites de espetáculos. São elas: a EF Jazz Company, a Cia Eliane Fetzer de Dança Contemporânea, a Cia de Dança Masculina Jair Moraes, a Curitiba Cia de Dança e a G2 Cia de Dança (que apresentará performances no saguão do teatro em todos os dias de espetáculos). No mesmo fim de semana da Mostra Final, no período da manhã, ainda serão ofertadas oficinas gratuitas de balé clássico, jazz, contemporâneo e pilates.

Advertisement
Advertisement