Sem dinheiro, Justiça do Trabalho ameaça parar

justiça do trabalho

De Grasielle Castro, no site Huffpost Brasil:

Em tempo de crise econômica e desemprego atingindo quase 12 milhões de pessoas, o porto seguro dos trabalhadores tratados de forma ilegal corre risco. Com orçamento cortado, a Justiça do Trabalho já diminuiu o ritmo e não faz ideia de como vai se manter no próximo ano, quando a tendência de demissões continuará em alta.
Casos de trabalho escravo, infantil, assédio sexual, moral e demissão em massa entram no pacote do que ficar empacado por falta de dinheiro.

A situação ficou insustentável após o corte de 30% nas despesas correntes e de 90% nas de investimento, autorizado pelo então relator do Orçamento, o atual ministro da Saúde, Ricardo Barros em dezembro do ano passado. Foram podados R$ 844 milhões de R$ 1,86 bilhão.
Vale ressaltar que a Justiça do Trabalho é área do Poder Judiciário que mais tem processos em tramitação. Levantamento do Tribunal Superior do Trabalho (TST) mostra que eles representam 84% do total no Brasil. São 6,3 milhões de ações trabalhistas ante 7,5 milhões de todo o sistema da Justiça brasileira. Leia mais.

Advertisement
Advertisement