Prefeito de Vilhena também é alvo de operação da Polícia Federal

Encontro do PP em Rondônia - 10/03

A Polícia Federal e o Ministério Público de Rondônia deflagraram hoje a Operação Áugias contra um esquema de propina e lavagem de dinheiro em Vilhena e região. O prefeito José Luiz Rover (PP, na foto à dir., com o ministro Ricardo Barros), teve prisão decretada. Trata-se de desdobramento de operação que incluiu recentemente a prisão do dono da Elotech, de Maringá.

Também estão sendo cumpridos mandados de sequestro de bens, incluindo imóveis, contas bancárias, veículos, estabelecimentos comerciais e até dois hotéis em nome de parentes do prefeito municipal.
“As investigações tiveram início com a descoberta de desvios da secretaria de comunicação. A PF também descobriu a falsificação de documentos, contratos e comprovantes de pagamento que seriam entregues às autoridades policiais a fim de acobertar os crimes de propina e lavagem de dinheiro”, diz nota da Federal.
A Operação Áugias é desdobramento direto das Operações Stigma e Ficus, que levaram à prisão secretários municipais, empresários envolvidos em crimes de corrupção e organização criminosa cuja atuação se dava na cúpula da administração municipal local.
O prefeito responderá na medida de sua participação pelos crimes de falsidade ideológica, fraude à licitação, lavagem de capitais corrupção passiva, crime de responsabilidade, entre outros.
O nome Áugeas foi inspirado na Mitologia Grega, faz referência a um dos feitos de Hércules, que realizou um extraordinário trabalho de limpeza. As informações são do Estadão.

Advertisement
Advertisement