Alvo da ‘Fatura Exposta’ é responsável por troca de sistema nos hospitais federais do Rio

De Daniel Brunet, em O Globo:

Apesar de possuir o e-SUS Hospitalar, um software público, o Ministério da Saúde começou, semana passada, a instalar em seus hospitais no Rio um novo sistema de informática. Pertence à empresa MV Sistemas e começou a ser usado por aqui, em 2004, no Instituto de Traumatologia e Ortopedia (Into) e, em 2006, no Instituto Nacional de Cardiologia (INC). Um dos principais responsáveis pela substituição é Jair Vinnicius Ramos da Veiga, um dos alvos da Operação Fatura Exposta, da PF, e suspeito de auxiliar Sérgio Côrtes, o ex-secretário de Estado de Saúde na gestão Sérgio Cabral, preso, terça passada, no esquema de corrupção em contratos de compra de material hospitalar.

Ele é o atual diretor do Departamento de Gestão Hospitalar (DGH) no Rio, setor do Ministério da Saúde, responsável por toda a rede federal de saúde. Funcionários temem que a transição entre os sistemas afete o atendimento ao público.
Além de ter pedido a prisão de Côrtes, o MPF solicitou a condução coercitiva de Veiga. Mas o juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal Criminal do Rio, determinou apenas busca e apreensão contra ele. Veiga é citado da delação de César Romero, ex-braço-direito de Côrtes, como uma das pessoas que integrariam o esquema denunciado pela Fatura Exposta. Segundo a delação, Jair Veiga ou “Capitão Veiga” é a pessoa que o empresário Miguel Iskin, também preso semana passada, “disponibilizava a Sérgio Côrtes para dar assistência nos pregões do Into e da Secretaria de Estado de Saúde do Rio”.
Romero contou aos procuradores que Veiga tem amplo conhecimento em licitação e atuava na defesa dos interesses de Miguel Iskin, veja a reprodução da denúncia do MPF à Justiça Federal.
Nomeado pelo ministro Ricardo Barros ano passado, Jair Veiga nunca foi bem aceito por parte dos funcionários da rede. Ele, inclusive, já foi alvo de protesto, em agosto de 2016. Em nota, emitida na época, o grupo, que é “contra a privatização do SUS”, disse: “Não aceitaremos a nomeação de Jair Veiga para o Departamento de Gestão Hospitalar (DGH), que coordena uma rede de 6 hospitais federais e 3 institutos especializados no Rio de Janeiro. Veiga é agente da EBSERH na rede de hospitais federais, major reformado do Exército, reconhecido por sua truculência no tratamento dos servidores.” Leia mais.

Advertisement
Advertisement