Apoio e solidariedade

folha

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Londrina e a Federação Nacional dos Jornalistas divulgaram manifesto de apoio e solidariedade à jornalista Marian Trigueiros e à Folha de Londrina, “vítimas de ataque e tentativa de intimidação por parte do vereador da cidade de Londrina Filipe Barros e seus seguidores (em redes sociais e na tribuna da Câmara de Vereadores)”.

Diz a nota que o motivo da perseguição é a publicação da reportagem “A educação sexual deve ir à escola”, publicada no caderno 2 da Folha de Londrina na última terça-feira. Marian Trigueiros é a repórter que produziu a matéria, jornalística e imparcial, de maneira competente e profissional. A reportagem faz parte de um projeto desenvolvido pelo jornal, a Folha Cidadania, reconhecido pela sua relevante função social.
“Para o Sindicato e a Fenaj, a tentativa de intimidação fere os princípios constitucionais que garantem o direito da profissional (e de toda a categoria) ao exercício da profissão de jornalista, o nosso direito à liberdade de expressão e ao direito do jornal à liberdade de imprensa. Mais que isso, é uma tentativa de impedir o direito de cada cidadão brasileiro à informação. Trata-se de forma quase explícita de promover censura e impedir a imprensa (jornal e jornalistas) de Londrina de cumprir seu papel”, diz a nota.

Advertisement
Advertisement