Plano de Gerenciamento do Lixo recebe quase 60 manifestações
Até o final da tarde de hoje, o Plano Municipal de Gerenciamento de Resíduos Sólidos Urbanos recebeu 58 manifestações (56 pela internet e duas presenciais) por intermédio da Câmara Municipal de Maringá. O prazo de 45 dias para a consulta pública terminou no final de semana. Porém, é praxe, nestas situações, conceder mais um dia útil para garantir o direito à participação popular.
A consulta pública online foi realizada por meio de uma plataforma digital instalada no site da Câmara com a íntegra da proposta. Para quem não tem acesso à internet, o Protocolo do Legislativo ficou à disposição e, nestes últimos 45 dias, encaminhou todas as mensagens à comissão diretora que elaborou o documento em questão.
Uma audiência pública, realizada em abril, definiu que a comissão terá três dias para adaptar as manifestações públicas ao texto original. A previsão é que este novo material chegue à Câmara Municipal até quinta-feira (20) para que os vereadores possam propor emendas, se necessário.
Todos os vereadores serão convocados, pessoalmente, esta semana para a realização das sessões extraordinárias que acontecerão nos dias 24, 25 e 26, às 9h30, no plenário da casa. Em pauta estarão o Plano Municipal de Gerenciamento de Resíduos Sólidos Urbanos e o uso de aplicativo (por exemplo, Uber) no transporte municipal.