Prefeito ressalta equipe técnica e não política formada na Semob

Durante abertura da Semana Nacional de Trânsito, hoje no Centro de Convivência Comunitária Renato Celidônio (praça da Prefeitura), o prefeito Ulisses Maia ressaltou a importância da educação do trânsito e lembrou das iniciativas da administração.
“Nossa primeira ação foi a de formar uma equipe técnica e não política na Secretaria de Mobilidade Urbana.

A violência no trânsito deve ser combatida com educação e já nas escolas municipais uma disciplina específica prepara nossas crianças, futuros condutores”, afirmou.
O prefeito destacou que a administração realiza ações para que a cidade “suporte” o trânsito de mais de 300 mil veículos maringaenses. “Estamos adequando a malha viária. Nesta semana alteramos o sentido de vias da Vila Operária para melhorar a fluidez do trânsito. Mais do que preocuparmos com o congestionamento que não é tão problemático na cidade devemos nos preocupar com as mais de 30 mortes no trânsito”, disse.
A insatisfação com o transporte coletivo e licitação dos radares também foi lembrada pelo prefeito. “Não autorizamos o reajuste para a empresa que presta um serviço ineficiente. Por uma irresponsabilidade da administração anterior o município está há mais de 1 ano sem radares e a comunidade se acostumou com isso”, concluiu.
O secretário de Mobilidade Urbana, Gilberto Purpur, lembrou que a parceria com os órgãos do SNT não se dá apenas na Semana e destacou que o principal desafio é mudar o comportamento dos condutores. “Em 2005 foi realizado um trabalho de respeito à faixa de pedestres que deu certo, mas que ao longo do tempo foi se perdendo. Estamos retomando ações com as ‘zebras’ e em breve com campanhas publicitárias avolumaremos essas atividades. Baseado no tripé educação de trânsito, engenharia de tráfego e fiscalização é que faremos o trânsito mudar”, afirmou.
Representando a Câmara Municipal, o vereador Sidnei Telles, lembrou que nos oito primeiros meses do ano foram registrados 1,3 mil acidentes gravíssimos e como no discurso de outras autoridades destacou o papel da educação de trânsito. “Discutimos com vários órgãos o trânsito no fórum da Rede de Segurança Viária, mas entendemos que sem a educação de trânsito nada resolve. Esta Semana deve promover a conscientização dos maringaenses nessa área que mata mais do que as guerras do Oriente Médio”, lembrou.
De janeiro a agosto deste ano foram registradas 33 mortes no trânsito – seis a mais do que no mesmo período em 2016. A maioria das vítimas são do sexo masculino (30). Do total das mortes, 17 eram motociclistas, 8 pedestres, 7 condutores de automóveis e 1 ciclista. A faixa etária com mais vítimas é a de 30 a 39 anos. Não são considerados os acidentes na Avenida Colombo, fiscalizados pela Polícia Rodoviária Federal.
Para evitar os acidentes, a Semob intensifica a manutenção da sinalização horizontal em diversas vias do município. A importância dessa sinalização se dá principalmente pela orientação do fluxo de tráfego de veículos, além de disciplinar o deslocamento de pedestres e melhorar a percepção dos condutores evitando acidentes. Rotineiramente novas placas também são instaladas com a substituição de sinalizações verticais danificadas.
Para reforçar a segurança no trânsito, a Semob também promove blitze em conjunto com outras forças de segurança e abriu licitação de radares o que deixou o município sem fiscalização. De 28 pontos, o novo contrato prevê 40 pontos de radares localizados em locais que passaram por estudos técnicos pelas equipes de engenharia de tráfego e fiscalização de trânsito.
Além de medidas emergentes, a Semob trabalha com a educação de trânsito conscientizando principalmente crianças. As atividades são baseadas nas vivências dos participantes com a sensibilização da travessia correta na faixa de pedestres, uso da cadeirinha e a cobrança de pais e demais familiares para o respeito à legislação de trânsito.
Também estão entre as ações para o trânsito seguro as “zebras” com atores fantasiados, envolvendo também condutores e pedestres para o respeito à faixa de trânsito. A ideia originária de Bogotá-Colômbia já caiu no gosto da comunidade e é realizada em avenidas com maior movimento e registros de acidentes.

PALESTRAS
São alguns dos temas das palestras na Semana Nacional de Trânsito a formação de condutores, prevenção ao uso de drogas, conciliação nos acidentes, idosos e ciclistas. As atividades abertas ao público são realizadas no Auditório Hélio Moreira (anexo ao Paço Municipal) e na Câmara Municipal.
Além da equipe da Semob, ministram as palestras, policiais rodoviários federais e estaduais, bombeiros militares, integrantes do Departamento de Estrada e Rodagens (DER), Juizado Móvel de Trânsito, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Sasc), Secretaria da Mulher, Igualdade Racial, Juventude e Pessoa Idosa (Semulher), Sistema Sest Senat, Hoftalmar e Acencon Centro de Simuladores.
Já as atividades na Praça Renato Celidônio contam com a sensibilização para a segurança no trânsito com peças teatrais, simulador de capotamento, pequenas revisões em motocicletas, Detran Móvel, testes de acuidade visual, entre outras ações, realizadas das 9 às 11h30 e das 13h30 às 17 horas. Também serão realizadas blitze educativas em diversos pontos da cidade e programada uma pedalada no centro da cidade.

PROGRAMAÇÃO

Terça (19)

8h30 – Palestra “Prevenção ao uso de drogas e o trânsito” – SASC – Auditório Hélio Moreira

10 horas – Palestra “Prevenção de acidentes e trânsito” – Corpo de Bombeiros – Auditório Hélio Moreira
15h30 – Palestra “Minha escola faz a diferença” – Polícia Militar – Câmara Municipal

14 horas – Palestra “Saúde no trânsito” – Lions – Câmara Municipal

Quarta (20)

8h30 – Palestra “Primeira Habilitação” – Acencon Centro de Simuladores – Auditório Hélio Moreira

10 horas – Palestra “Segurança no Trânsito” – Sistema Sest Senat – Auditório Hélio Moreira

14 horas – Palestra “Educação no trânsito em Maringá” – Semob – Câmara Municipal

15h30 – Palestra “Mobilidade com Segurança” – Semob – Câmara Municipal

Quinta (21)

8h30 – Palestra “Prevenção de acidentes de trânsito” – Corpo de Bombeiros – Auditório Hélio Moreira

10 horas – Palestra “Educação de Trânsito em Maringá” – Semob – Auditório Hélio Moreira

14 horas – Palestra “O juizado e a conciliação em acidentes de trânsito” – Juizado Móvel – Câmara Municipal

15h30 – Palestra “Minha escola faz a diferença” – 4º Batalhão de Polícia Militar – Câmara Municipal

Sexta (22)

8h30 – Palestra “Doação de Córneas” – Hoftalmar – Auditório Hélio Moreira

10 horas – Palestra “Mobilidade no trânsito e a população idosa” – Semulher – Auditório Hélio Moreira

Sábado (23)

8h30 – Palestra “A cultura da bicicleta em Maringá” – Ciclonoroeste – Auditório Hélio Moreira

Blitz educativa

Quarta (20) – Avenida Pedro Taques (em frente a Sanepar)

Quinta (21) – Avenida Bento Munhoz (em frente teatro Barracão)

Sexta (22) – Cruzamento entre a avenida Brasil e rua Henrique Dias

Pedalada

Sábado (23) – Saída às 9 horas na praça da Prefeitura

Advertisement
Advertisement