Plantio de árvores

A convite do presidente do Instituto Rotary de Meio Ambiente de Maringá, Shinji Gohara, o prefeito Ulisses Maia participou na manhã do último sábado do plantio de árvores em área de fundo de vale próxima a Pedreira Ingá. O local já recebeu cerca de 10 mil mudas de cedro, paineira, gurucaia, pau-brasil, ipê e outras espécies.

Ulisses Maia plantou muda de ipê-roxo na área chamada pelos rotarianos de Bosque da Amizade, uma área de 15 alqueires pertencentes ao município que há menos e uma década se transformaria num lixão. O Instituto Ambiental do Paraná não autorizou o projeto e a área acabou desprotegida de vegetação.
O Rotary adotou a área e nos últimos anos têm se dedicado ao plantio de mudas no local, onde já se ergue uma floresta com árvores de diversos tamanhos. O plantio ocorre anualmente sempre na semana em que se comemora o Dia da Árvore (21 de setembro). Logo após o plantio, as mudas são regadas.
O engenheiro agrônomo Joaquim Nereu Girardi explicou os diversos estágios de evolução da floresta e lembrou que o reflorestamento da área estimula a presença e reprodução de animais. “Já foram avistados macacos e tucanos”, afirma Girardi, confiante que outras espécies encontrarão abrigo na floresta.
Acompanhado do secretário do Meio Ambiente e Bem-Estar Animal, Ederlei Alkamim, o prefeito Ulisses Maia elogiou a iniciativa e destacou a importância da revitalização e manutenção de áreas verdes. “Esse projeto é um bom exemplo de que podemos nos unir pra preservar o meio ambiente”, disse. (PMM)