“Zero violência, 100% ternura”

O arcebispo de Maringá, dom Anuar Battisti, participou na manhã hoje em Curitiba do lançamento da campanha “Zero Violência, 100% Ternura”. A campanha faz parte de uma parceria entre a Pastoral da Criança, Conselho Episcopal Latino Americano, Cáritas América Latina e Caribe e a Associação Latinoamericana de Educação Radiofônica.

Como membro do Conselho Administrativo da Pastoral da Criança Internacional, dom Anuar Battisti considera a campanha de extrema relevância. “Enquanto choramos a morte de crianças, enquanto nos indignamos com o abuso, a exposição e tantas outras formas de violência contra as nossas crianças, a Pastoral da Criança dá este grito profético em nosso Brasil”, diz dom Anuar.
A campanha “Zero Violência, 100% Ternura”, que terá a duração de três anos, procura sensibilizar as famílias, escolas, igrejas e indivíduos para eliminar este flagelo, cujos números oficiais mostram que um em cada cinco homicídios na América Latina e no Caribe tira a vida de uma criança. A iniciativa pretende promover também a eliminação de outras formas de violência contra crianças, incluindo o trabalho infantil forçado, abuso sexual e castigo físico e humilhante na família.
Um dos objetivos principais da campanha, que já foi lançada no Equador, Venezuela e El Salvador, é posicionar a ternura como modelo de criação, envolvendo toda a sociedade na promoção de um tratamento de respeito e amor e condenando todas as formas de violência contra crianças.
Como diz o Coordenador Internacional da Pastoral da Criança, Nelson Arns Neumann, “o principal caminho para acabar com a violência é o fortalecimento das famílias. Não apenas em relação ao acesso à informação sobre os cuidados com a criança, mas também seu empoderamento através de redes de famílias e comunidades que não somente exigem do Estado mas, principalmente, fazem o que está ao seu alcance”.

Advertisement
Advertisement