Indústria do fumo atrai mulher do ministro da Saúde para fábrica de “cigarro de risco reduzido”

De Fabio Mazzitelli, do R7:

A vice-governadora do Paraná, Cida Borghetti, inseriu em sua agenda oficial de uma viagem à Europa no final do mês passado uma visita à unidade da Philip Morris na cidade de Bolonha, na Itália, para conhecer a fábrica de produtos de tabaco de “risco reduzido” da empresa, principal aposta da indústria do fumo para alavancar os negócios do setor.

Cida é mulher do atual ministro da Saúde, Ricardo Barros, que em última análise responde pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), órgão que regulamenta o comércio de cigarros no Brasil e zela pelas legislações antifumo apoiadas por organizações de saúde.
O Observatório sobre as Estratégias da Indústria do Tabaco, que lançou neste ano um documento sobre como as fábricas de cigarros no Sul do Brasil fazem “lobby” para seduzir políticos da região a serem mais flexíveis quanto a proibições e restrições a seus produtos, deu destaque em seu site à notícia sobre a viagem da mulher do ministro da Saúde. O observatório, ligado ao Centro de Estudos sobre Tabaco e Saúde (Cetab) da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz), foi criado para analisar as diferentes estratégias utilizadas pela indústria do fumo para influenciar políticas públicas de controle do tabaco.
Por meio de sua assessoria, Cida Borghetti informa que a visita à unidade da Philip Morris em Bolonha “foi inserida na agenda depois de a viagem estar planejada”, e garante que não há conflito de interesses na ação, pois “pagou as próprias despesas das passagens”, “a sede da Philip Morris no Brasil está localizada em Curitiba” e “a cultura do tabaco possui uma substancial importância econômica e social no Estado do Paraná”, do qual é vice-governadora eleita.
Além disso, Cida afirma que cumpriu outras agendas na Europa e em Bolonha e visitou a Philip Morris atendendo a convite feito a ela pelo presidente da empresa no Brasil, Wagner Erne, em audiência no gabinete da vice-governadora paranaense em 28 de agosto. “Existem mais de 28 mil produtores (de tabaco) espalhados por 131 munícipios paranaenses”, destaca trecho da nota.
A visita à fábrica da Philip Morris ocorreu em 26 de setembro.
A fábrica italiana da Philip Morris International, líder mundial de tabaco, foi alvo de um investimento de cerca de 500 milhões de euros e o seu produto mais notório é um cigarro que, embora seja feito de tabaco, seria menos nocivo à saúde –a temperatura de combustão seria menor, o que liberaria menos substâncias nocivas.
A tecnologia, batizada de iQOS, está sendo lançada desde 2016, mas ainda não chegou ao Brasil, mercado de maior potencial na América Latina para a indústria do fumo.
Para ser lançado no Brasil, o “cigarro de risco reduzido” precisa do aval do Ministério da Saúde, por meio da Anvisa.
PS – Faltou a reportagem informar que, quando deputada federal, Cida Borghetti votou favoravelmente à indústria fumageira em relação aos cigarros com sabor.

Advertisement
Advertisement