BBC Brasil: Mesmo com mais de 10 mil imóveis vazios, governo gasta 1,6 bilhão com aluguel

Fernanda Odilla, da BBC Brasil, informa que o governo federal é proprietário de um total de 10.304 imóveis em todo Brasil e até no exterior que estão desocupados, mas, apesar do grande número de imóveis vazios, o Executivo federal gasta R$ 1,6 bilhão por ano com aluguel para abrigar órgãos públicos.
Do total de imóveis em desuso, 80% são prédios comerciais, residências, salas, galpões e terrenos que podem ser vendidos, alugados ou cedidos pela administração pública federal. Esses imóveis não têm uma destinação específica e, por isso, podem ser disponibilizados inclusive para o uso privado.
A reportagem cita o caso da Fundação Nacional da Saúde (Funasa), que, mesmo com sede própria na capital federal, foi autorizado a alugar sem licitação os dois primeiros andares e parte do terceiro pavimento, além do subsolo, de um edifício na Asa Norte. O imóvel pertence ao empresário e ex-governador do DF Paulo Octávio. Ele é filiado ao PP, mesmo partido do ministro Ricardo Barros, da Saúde, pasta à qual a Funasa está ligada. O valor do aluguel é estimado em R$ 13 milhões por ano. (Foto Anderson Mendanha/Senado)

Advertisement
Advertisement