Chantagem…

… é um ato ou prática imoral ou criminosa que consiste em ameaçar revelar coisas ou informações sobre uma pessoa, um grupo, corporação etc, a não ser que a pessoa ameaçada cumpra exigências, geralmente para proveito próprio, feitas pelo ameaçador.

Pode-se definir a chantagem como sendo uma situação onde a primeira parte (quem faz a chantagem) exerce um processo de pressão e/ou tortura mental sobre a segunda parte (quem sofre a chantagem) a fim de receber dessa algo de seu interesse, visto que a segunda pessoa não poderá (ou terá vontade de) consentir, senão a coisa ou informação guardada pelo chantagista será revelada para um determinada pessoa, ou até mesmo corporações, polícia ou público em geral. Na maioria das vezes, chantagem é o processo em que uma pessoa (chantagista) faz com que outra (chantageado) faça algo para ela por meio do medo, geralmente para não revelar um segredo ou algum outro dado que possa ser comprometedor.O termo chantagem vem do francês – chanter, isto é, cantar. Da gíria de malandros passou para a linguagem jurídica. Na realidade quem canta é a vítima sob ameaça. (Fonte Wikpédia)
Meu comentário (Akino): O chantagista, pode ser uma pessoa que se diz o bom, o honesto, o ético, mas diante de uma situação difícil, que ele mesmo causou ,apela para a chantagem, muitas vezes superestimando o que tem em mãos para ameaçar revelar. Não é aconselhável ceder à chantagem. A experiência indica que a bomba, a nitroglicerina, muitas vezes não passa de um traque.
Akino Maringá, colaborador