Favoto é um dos responsáveis pelo milagre

Ontem, conversando com um cunhado que sabe do meu interesse pela administração municipal e o desempenho dos secretários, me disse que dia desse encontrei Fransciso Favoto e disse que iria tomar um café na secretaria e ele teria dito: vá logo, pois não sei se vai me encontrar. Ser secretario é complicado, é muita pressão e não sei se compensa o sacrífico, arrematou.
Lembrei também de Onofre Favoto,

que um leitor informou que é irmão de Francisco e foi inevitável lembrar de Hélio Ribeiro e hoje encontrei mais essa notícia tratando como um milagre, a volta de Hélio Ribeiro, ao rádio, após 16 anos do seu de sua morte.

O “milagre” do retorno do comunicador se deve ao grande acervo de gravações compiladas por um dos maiores sonoplastas do rádio brasileiro, Onofre Favotto, que trabalhou com Hélio como operador de áudio por vários anos. Favoto tem nada menos do que 3.500 MD’s (mini disc digitais) que guardam, para sempre, a voz marcante do locutor, suas mensagens, suas traduções, suas “sacadas” geniais. Num meticuloso trabalho de edição de áudio realizado por ele e pelo filho Marcelo Favotto, fica fácil pensar que Hélio Ribeiro continua vivo.
Hélio Ribeiro é disparado, para mim, o maior comunicador de todos os tempos, no rádio brasileiro e só por isso devemos agradecer a Favoto, o Onofre, que foi um dos seus fiéis escudeiros, por ter disponibilizado esse arquivo espetacular que nos voltar no tempo, quase 50 anos de ainda aprender muito. Que o Francisco faça por Maringá, um pouco do que seu irmão fez para todos nós, fãs de Hélio Ribeiro.
Akino Maringá, colaborador
(Foto: Claudino Oliveira)