Afinação e harmonia

A administração de um município deve ser afinada como um banda de jazz. Assim como acontece na música, a boa comunicação é fundamental para a qualidade do resultado final.

Cada vez mais as administrações municipais vão se parecer com bandas, em que cada parte é complementar e interdependente das demais. E a comunicação entre elas é um dos segredos do sucesso. Muita coisa pode dar errado: o músico bem preparado que se desconcentra, o músico despreparado que descobre sua incapacidade na hora do solo, o músico estrela que não houve os companheiros, enumerou Marcelo Torres, maestro, trompetista e administrador de empresas, em encontro de governança da Previ, o maior fundo de previdência privada do Brasil, falando de empresas e nós substituímos por município e administrações municipais.
Nesta linha, a administração municipal de Maringá, tem como o maestro chefe, Ulisses Maia e ‘sub maestro’, Edson Scabora. A eles compete cuidar da afinação e harmonia da ‘banda’, formada pelos músicos principais, os secretários e os demais CCs. Há alguns desafinando, fala-se, o que pode comprometer a harmonia e afinação. Por hora o som ainda é relativamente agradável, mas se os maestros não cuidarem aos final dos quatro anos de ‘concerto’, o resultado pode ser decepcionante. Contrato de gestão, avaliação de desempenho e consulta aos ‘ouvintes’, são fundamentais.
Akino Maringá, colaborador