Fechando o exercício

Com a proximidade do fim de ano, os servidores que atuam nos departamentos de Contabilidade das prefeituras precisam estar atentos a determinados detalhes para proceder o encerramento do exercício 2017 e evitar questionamentos futuros por partes dos órgãos de fiscalização.

“É preciso fechar a conta”, resume o contabilista Paulo Paixão, que, na sexta-feira à tarde, coordena mais um encontro dos profissionais da área, na sede da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep), na avenida Nóbrega (foto). A reunião terá início às 14 horas.
Além do encerramento do exercício, os contadores das prefeituras vão debater questões relacionadas ao registro de preços regional; ao Imposto de Renda; à nova legislação do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS); aos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM); e as cotas do processo de repatriação de dinheiro enviado para o exterior de forma irregular. De acordo com Paulo Paixão, os temas foram sugeridos pelos próprios servidores, interessados em manter um bom desempenho nas funções deles.