Valter Viana volta ao PHS

O maringaense Valter Viana, ex-vereador, ex-secretário municipal e ex-presidente estadual do Partido Humanista da Solidariedade, refiliou-se ao PHS, que em Maringá é presidido por Vagner de Oliveira, secretário municipal de Serviços Públicos. Viana poderá voltar a presidir o partido no Paraná, hoje comandado pelo deputado federal Diego Garci, hoje seu desafeto. Ele explica o retorno em uma carta:

“Venho por meio desta carta anunciar o meu retorno ao Partido Humanista da Solidariedade do Paraná.
Me lembro como se fosse ontem quando começamos a coletar as assinaturas em 1995 para a formação do então PSN, que em 2000 veio a se tornar o nosso amado PHS.
Muitas foram as vitórias durante esta caminhada. Tive a honra de presidir por dois mandatos o nosso PHS Paraná e fiz o que pude para ser um presidente que, acima de tudo, respeitasse as decisões e construções de todas e todos os filiados paranaenses.
Com a mudança no modus operandi do PHS no Paraná em 2016, após a ascensão de um Dep. Federal à presidência estadual do PHS (que recentemente deixou o partido), não me sentia mais confortável em continuar construindo esta agremiação, por isso me desfiliei em fevereiro de 2017 e me filiei democraticamente ao Partido Social Democrata Cristão (PSDC), cogitando uma candidatura à Câmara Federal em 2018, em paralelo à estruturação da RAiZ Movimento Cidadanista.
Fui convidado a assumir a Secretaria Geral do PSDC-PR com a finalidade de ajudar na elaboração das chapas para os pleitos de Deputado Estadual e Federal no próximo período. Contribuí como pude nesta missão, e sou extremamente grato ao presidente Luiz Adão e toda a direção do PSDC do Paraná, que sensibilizados com os rumos que o PHS Paraná tomou em 2016, me ofereceram espaço muito respeitosamente, acolhendo-me extremamente bem no partido.
Paralelo a esta construção pragmática que fiz junto ao PSDC com objetivo-fim em 2018, prosseguimos construindo, junto a irmãos e irmãs que lutam pela boa política, a RAiZ Movimento Cidadanista.
Um novo movimento social que em 2017 ganhou muitos adeptos no Paraná e no Brasil, que tem como 4 pilares de sustentação:
Ubuntu: Eu sou porque nós somos! A ética UBUNTU representa o rompimento com o individualismo. UBUNTU é pertencimento à unidade, interdependência e colaboração.
Teko Porã: Bem viver ou invés do Viver Bem (Somos “parte” da natureza e, para nossa própria sobrevivência como espécie, há que romper de uma vez por todas com a ideia de que podemos continuar vivendo “à parte” da natureza).
Ecossocialismo: Não temos o direito de seguir roubando o futuro dos que estão por vir. Para reverter este processo, o único caminho é a Revolução Ecológica.
Consenso Progressivo: As decisões nas instâncias da RAiZ, sempre que possível, são tomadas por consenso progressivo, deixando as votações apenas para casos extremamente necessários. Decisões “de cima pra baixo” na RAiZ não existem.
Volto para o PHS, partido que tenho muita honra de ter contribuído em sua fundação, com o nobre convite para retornar à Presidência da agremiação no estado do Paraná.
Infelizmente, o PHS do Paraná ficou 2 anos paralisado, entretanto, mudanças ocorreram recentemente em âmbito estadual, o que nos possibilita retornar à re-construção de um PHS que sempre defendemos: Um partido realmente humanista, e que respeita as particularidades das conjunturas e direções de cada município.
Continuamos seguindo nosso caminho, sempre construindo a boa política pautada no respeito, na ética e na solidariedade.
Prosseguiremos com a construção da RAiZ Movimento Cidadanista em paralelo ao fortalecimento e re-construção do PHS Paraná.
Se você deseja construir um Paraná mais justo, humanista, sempre buscando o desenvolvimento, você pode entrar em contato conosco aqui pelo Facebook;
Ou também pelo telefone da nossa Casa Cidadanista: 44 3222 0691
Nosso endereço: Av. Carlos Corrêa Borges, 1542, esq. com Rua das Acácias, Jd. Borba Gato – CEP 87060-140 – Maringá – PR
Conheça também o nosso site: www.valterviana.com.br
E para finalizar, deixo uma frase de Nelson Mandela, que mostrou para o mundo a filosofia Ubuntu: “Sonho com o dia em que todos levantar-se-ão e compreenderão que foram feitos para viverem como irmãos.”

Grande abraço,
Valter Viana”

Advertisement
Advertisement