Ícone do site Angelo Rigon

Registro na Anvisa

15/12/2017 - Águas Claras, Brasília, DF, Brasil- Com o aumento das chuvas no Distrito Federal, é preciso estar prevenido para evitar acidentes com escorpiões que procuram abrigo em residências para escapar das inundações no ambiente subterrâneo. Neste ano, a Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde atendeu 918 chamados para identificação e captura dos bichos. Incidência geralmente aumenta no período chuvoso. Foto: Toninho Tavares/Agência Brasília

Valdemi de Lima, chefe da Divisão de Vigilância em Saúde da 15ª Regional de Saúde, em entrevista a Anelize Camargo, da RPC Maringá, na semana passada, ao comentar sobre o aumento de casos de picadas por escorpiões desanimou os moradores ao informar que não existe veneno para controlar os animais peçonhentos.

“Muitas vezes surge uma especulação em função de fazer um controle químico, mas os produtos disponíveis não estão registrados na Anvisa, e muitas vezes não são efetivos no controle”, disse ele.
Sua afirmação, porém, é retrucada por profissionais do setor e não bate com uma simples busca na internet. O Ficam® VC, da Bayer, por exemplo, tem registro na Anvisa e é um dos muitos inseticidas indicados para controle de escorpiões, carrapatos, pulgas, baratas, barbeiros e mosquitos.

Sair da versão mobile