Populista ou popular?

Lendo esta matéria, sobre populismo, lembrei que a administração Ulisses Maia/Edson Scabora,é acusada, por alguns, de ser populista. Será?

Segundo Jeferson Malaguti Soares, a direita tem a mania de vulgarizar os governos de esquerda chamando-os populistas, na medida em que os julgam usar os pobres e menos favorecidos em benefício de sua manutenção no poder. Na verdade, o que é ser popular e o que diferencia o termo do seu primo “populismo”? Popular é o que agrada ao público. Populista é o que usa o público.
Seria o governo de Ulisses/Scabora de esquerda? Alguns, de direita ferrenha, insistem que o PT tem muito influência e talvez por isso considere um governo populista. Não é verdade, o PT apoia o governo, mas não é governo. Talvez do PP seja muito mais governo que os próprios PDT e PV, que formaram a coligação vencedor, dizem alguns. Ulisses faz um governo popular, ou seja agrada ao público e não usa o público. Não vejo a administração como de esquerda, nem de direita. Penso que é de centro, procura ser centrada, atendendo a todos. Ulisses sempre foi muito popular, no verdadeiro sentido da palavra. Político, que não esconde que é político, no verdadeiro sentido da palavra. Pessoa educada, que cumprimenta a todos, preocupado com o público, disse-me uma pessoa que convive mais de perto com ele. De minha parte, mesmo sem conhecê-lo de mais perto, penso que não há populismo em seu governo.
Akino Maringá, colaborador

Advertisement
Advertisement