Júri do caso Estela Pacheco está mantido para esta quinta-feira

De Celso Felizardo, na Folha de Londrina:

Depois de quase 18 anos de espera e sete adiamentos, o julgamento do pecuarista Mauro Janene, acusado de matar e jogar a professora Estela Pacheco do 12º andar de um prédio no centro de Londrina, em outubro de 2000, está marcado para às 8h30 desta quinta-feira, no Tribunal do Júri de Ponta Grossa, nos Campos Gerais.

O julgamento que ocorreria em Londrina, foi transferido a pedido da defesa de Janene, que alegou que a comoção popular poderia influenciar os jurados.
Familiares de Estela Pacheco definiram a semana como “dias de muita ansiedade”. Laila Menechino, filha de Estela Pacheco, expõe que as sucessivas frustrações causadas pela demora do Poder Judiciário em realizar o julgamento a deixam apreensiva. “Eu só vou acreditar na hora, quando o júri realmente estiver ocorrendo. Até lá, sigo com receio”, desabafa. “Esse silêncio não habitual é preocupante”, diz, referindo-se a atuação da defesa.
Menechino, no entanto, diz confiar que a Justiça seja feita. “À cada notícia de protelação de julgamento, a dor só aumenta. Muitas pessoas nas ruas me perguntam como ainda consigo confiar na Justiça. Elas tentam me confortar, dizem para eu acreditar na justiça divina. Eu tenho que acreditar que um dia isso vai ter um fim. Desde o começo, tudo o que eu quero é Justiça, nada além disso”, comenta.
Em 2015, a filha da vítima criou o movimento “Justiça para Estela”. Segundo Menechino, foi uma forma de manter viva a memória da mãe. “É a maneira que encontramos de mostrar nossa indignação. Um crime bárbaro como um feminicídio não pode ficar impune”. Na manhã de quinta, simultaneamente ao julgamento, um protesto deve ocorrer em frente ao fórum de Londrina. “Algumas pessoas relataram que devem fazer um ato em Londrina. A família agradece todas as manifestações de apoio”. Leia mais.

Advertisement
Advertisement