Perguntas e respostas ‘espirituosas’

Certamente o leitor já ouviu falar a expressão ‘espírito de porco’, que é idiomática utilizada para se referir a uma pessoa cruel, ranzinza, que se especializa em complicar situações ou em causar constrangimentos (na política há muitos).

A origem desta expressão vem dá má fama do porco, associada à falta de higiene, à sujeira e – inclusive – à impureza.Segundo o professor Ari Riboldi, essa má fama foi reforçada no período da escravidão, quando nenhum dos escravos queria ter a tarefa de matar os porcos nas fazendas. Nessa época havia uma crença de que o espírito do porco ficava no corpo de quem o matava e o atormentava pelo resto de seus dias.
Mas o que é Espirito? (Vejamos respostas de Superiores) É o princípio inteligente do universo. Qual a sua natureza íntima?
Não é fácil analisar o espírito na vossa linguagem. Para vós, ele não é nada, porque não é coisa palpável; mas. para nós, é alguma coisa. Ficai sabendo: nenhuma coisa é o nada e o nada não existe.
Espírito é sinônimo de inteligência? A inteligência é um atributo essencial do espírito; mas um e outro se confundem num princípio comum, de maneira que, para vós, são uma e a mesma coisa.O espírito é independente da matéria, ou não é mais do que uma propriedade desta, como as cores são propriedades da luz e o som uma propriedade do ar? São distintos, mas é necessária a união do espírito e da matéria para dar inteligência a esta. Esta união é igualmente necessária para a manifestação do espírito. (Por espírito entendemos aqui o princípio da inteligência, abstração feita das individualidades designadas por esse nome.) É necessária para vós. porque não estais organizados para perceber o espírito sem a matéria; vossos sentidos não foram feitos para isso. Pode-se conhecer o espírito sem a matéria e a matéria sem o espírito? Pode-se, sem dúvida, pelo pensamento. As perguntas foram de Alan Kardec, quando da codificação da Doutrina Espirita, as respostas dadas por Espíritos que se identificaram como Santo Agostinho, São Luiz, São Vicente de Paula, dentre outros. Quer conhecer mais? Veja aqui.
Akino Maringá, colaborador