Seu maior inimigo pode ser você

Muitas vezes culpamos forças externas por nossa incapacidade de sentir a verdadeira felicidade. Quando é claro que a fonte para a insatisfação é sempre muito mais próxima de nós.

Leia a transcrição de um vídeo de 5 minutos de Dalai Lama que explica por que precisamos estar em paz com nós mesmos, a fim de alcançar a felicidade duradoura: “Então, o importante é a emoção aflitiva. Emoções aflitivas são as principais inimigas; ou a fonte do sofrimento. Uma vez desenvolvidas emoções aflitivas dentro da nossa mente, eles destroem imediatamente a nossa paz de espírito e, eventualmente, a nossa saúde. Elas também destroem a nossa amizade com outras pessoas.Então, todas essas atividades negativas, como matar, o bullying… Surgem a partir dessa emoção aflitiva.Então essa é a verdadeira inimiga. A destruidora de nossa paz. A destruidora da nossa fortuna, e até mesmo da nossa saúde.Um inimigo externo hoje, talvez, possa ser prejudicial para você, mas no dia seguinte, pode ser muito útil. Mas o inimigo interior, onde quer que viva, está sempre lá. De um inimigo externo, podemos escapar. Mas o inimigo interno está com você aonde quer que vá. Portanto, este é o ponto de agora; temos de perceber isso. Então veja, o real destruidor de nossa felicidade está sempre lá … mas o que vamos fazer agora? Se houver, vamos dizer, baixa possibilidade para você trabalhar com isso, então é melhor esquecer. Há coisas melhores!
Encontrei este texto procurado sobre como conquistar um inimigo, especialmente na política, e tentar entender como alguém em que você confiou, ajudou, pode virar seu maior inimigo. Orgulho, vaidade, inveja, egoísmo, podem ser as causas e que levam a distúrbios psicológicos. O consolo é que tem cura. Basta querer e ter a humildade de reconhecer o problema e procurar ajuda. A família pode ajudar.
Fonte aqui.
Akino Maringá, colaborador