Uma administração municipal…

… para ter êxito completo precisa funcionar como um corpo humano saudável. O cérebro e o coração, formados pelo Gapre, emitem os comandos para todo o organismo e não funcionarão bem se os demais órgãos, especialmente a artérias (secretarias), não estiverem todos funcionando bem, fazendo circular o sangue, por todo o corpo. Mas as células (servidores) são fundamentais.

Se algumas deixam de funcionar, podem formar tumores e a só um acompanhamento atento, pode evitar que se transformem em malignos. Todo o cuidado é pouco. Chek-up diários para se verificar o bom funcionamento de todos órgãos (diretores, gerentes, assessores, coordenadores). Na prefeitura de Maringá, o cérebro e o coração têm todas as informações? Há um sistema de informática que permitam ao prefeito e à secretaria de gestão terem os dados a qualquer momento? As secretarias funcionam integradas, ou são ‘prefeituras’ à parte? Há regimento interno com atribuições bem definidas em cada secretária? Diretores têm, geralmente, 3 gerências subordinadas? Há diretorias superpostas?
Que o corpo da administração Ulisses Maia/Edson Scabora, esteja saudável e que se não estiver que lhe seja dado tratamento a tempo. Vacinas preventivas, vitaminas necessárias contra inércia e burocracia desnecessária. Exercícios (precisamos correr), para o corpo e para a alma, são indispensáveis. Será bom para todos. Talvez sejam necessários alguns transplantes de órgãos que não estejam bem. Se for necessário. Que assim seja.
PS: A alma de uma administração é seu povo. Não permitamos que um corpo ruim lhe cause mal.
Akino Maringá, colaborador
(Ilustração: arte s/ foto Jornal da UEM)