Sugestões para evitar novas paralisações..

… de transportadores e camioneiros. Não vejo outra alternativa, senão a volta do tabelamento dos preços do diesel, principalmente, e talvez de etanol e gasolina. Voltaria à situação que era há, salvo engano, até uns 15 anos.

A Petrobras fixaria o preço para distribuidores, embutiria impostos e margem de lucro e valor do transporte. As distribuidoras repassam aos postos, que teriam um preço máximo, com margem de lucro, estabelecido o custo médio. Assim haveria preço máximo para cada cidade, e cada posto poderia baixar, nunca subir. Os Procon fiscalizaria com rigor, e não seria crime, que todos vendessem pelos preços máximos.
Seria fixado o valor mínimo do frete, por km rodado, de modo a cobrir custos e margem de lucro, de cada transportador. Os fretes poderiam ser negociados para mais, nunca abaixo no mínimo.Os reajustes, para mais ou para menos, aconteceriam a cada 60 dias
Seria crime hediondo bloquear estradas e impedir que quem quisesse trabalhar o fizesse. Greve seria no verdadeiro sentido, paralisação das atividades. ‘Piquetes’, nunca e o governo poderia requisitar os caminhões, se entedesse necessário.
Akino Maringá, colaborador

Advertisement
Advertisement