Hiroshi Fukumoto, que cuida de uma das nascentes do rio Pirapó, em Apucarana, recebeu hoje do vereador Mário Hossokawa, presidente da Câmara de Maringá, o brasão do município e o título do Mérito Comunitário, um reconhecimento ao trabalho feito pelo senhor Fukumoto há 70 anos.
Fukumoto ficou bastante emocionado com a homenagem. “Eu não esperava essa homenagem, esse reconhecimento da Câmara de Maringá”. A Coordenadoria de Comunicação do Legislativo produziu um vídeo sobre o trabalho de preservação feito pelo senhor Fukumoto e sobre o Rio Pirapó, que abastece 85% da população maringaense, 350 mil habitantes.
O homenageado, conhecido como Luís, tem 87 anos e desde os 17 mora na mesma casa no centro de Apucarana, onde fica a nascente do Pirapó. A família chegou na cidade na década de 1940 e a primeira casa foi construída em cima da nascente. Quando começaram a cuidar da nascente eles não sabiam que aquele filete de água é o início de um rio tão importante para Maringá. Depois que se aposentou o senhor Fukumoto cuida da nascente todos os dias. “Precisa manter limpo, sem mato, sem lixo. Faço isso todo dia, eu gosto e ocupa meu tempo também”, destacou.
Mário Hossokawa destacou que é muito criterioso com as homenagens que faz. “Estou na vida pública há mais de 30 anos e faço poucas homenagens, mas quando ficamos sabendo do trabalho feito pelo senhor Fukumoto que, mora em Apucarana, e preserva a nascente de um rio tão importante para Maringá, decidimos conceder essa honraria ao senhor Fukumoto”.
A homenagem faz parte das atividades da Semana de Defesa do Meio Ambiente Annibal Bianchini da Rocha, que está sendo realizada pela Câmara de Maringá durante toda esta semana (4 a 8) no Legislativo. Durante a semana estão sendo distribuídas mudas de árvores, realizada feira de doação de animais e exposição de artesanato. (Foto Marquinhos Oliveira/CMM)