‘Não errar’ é…

…um dos maiores erros de podemos cometer. Aprendi que estamos num planeta de provas e expiações, logo somos submetidos constantemente à provas e, com exceção dos missionários no verdadeiro sentido da palavra, todos erramos.

Ninguém consegue tirar nota dez em todas as provas, a não ser com trapaça, fraude, e na vida podemos enganar, hoje, amanhã, aos outros, mas não conseguiremos enganar a todos o tempo todo, inclusive a nós. ‘Não errar’, ou seja, não admitir que erra, é um grande erro. Quando uma pessoa diz que estamos errados, pode ser que ela esteja errada. Quando duas, três ou mais nos alertam, é hora de analisarmos, com mais cuidado. Saber ouvir, processar a informação, analisar, refletir é necessário para sabermos se estamos certos. Na dúvida, consulte uma segunda opinião (isenta).
Posso estar errado e aprendi a me conceder o benefício da dúvida. A vida é uma grande universidade e quanto mais passamos por ela, mais aprendemos, aumentamos a margem de acerto, logo a opinião dos menos novos, mais experientes é sempre importante. Ouça, se tiver ouvidos para ouvir
E concluo, sem medo de estar errado, apresentando algumas linhas de artigo de Morel Felipe Wilkon: Você se esforça pra fazer a coisa certa? Você procura sempre agir corretamente? Se dependesse da sua vontade de agora, você deixaria de errar para sempre?O fato é que nós cometemos erros todos os dias. Fazemos tanta coisa errada que nem vale a pena comentar sobre elas. Até porque devemos valorizar os nossos acertos, nos alegrar com as coisas boas que conseguimos fazer.
Há uma frase atribuída ao Chico Xavier que diz que não devemos cobrar dos outros virtudes que não temos. Não tenho a pretensão de cobrar virtude alguma de você. As minhas virtudes são poucas e acanhadas. Mas isso não me tira a vontade de querer melhorar a mim mesmo e de fazer refletir quem esteja disposto a isso. (…) Cada vez que desejamos mal a alguém, ou que mentalizamos brigas com alguém, ou que travamos discussões em pensamento, estamos nos predispondo a agir com fraqueza com essas pessoas ou outras pessoas em situações semelhantes. Leia aqui, na íntegra.
Akino Maringá, colaborador

Advertisement
Advertisement