Programa foca prevenção por conta de aumento do número de casos de DST entre mulheres em Maringá

O Conselho da Mulher de Maringá, após a análise dos dados fornecidos pela Secretaria de Saúde em que foi verificado o aumento de casos DST/Aids e, principalmente, a sífilis, entre as mulheres maringaenses, reuniu-se com o secretário de Saúde, Jair Biatto, e a secretária da Mulher, Aracy Adorno Reis, para propor um programa de prevenção voltado para mulheres.

O programa será coordenado pela Coordenadoria do Ambulatório de Infecções Sexualmente Transmissíveis/HIV/DST/Aids e Hepatites Virais da Prefeitura de Maringá em parceria com a Semulher e o Conselho da Mulher. Também foram tratados sobre as formas de atendimento para recuperação de câncer de mama e o atendimento humanizado para as mulheres LGBTs.
Os dados apontam que na população de mulheres, em 2017 foram 19 casos registrados na rede pública de saúde. Até julho de 2018, são 33 casos. Prevenção e informação são importantes para frear essas doenças que, se julgava, estavam estagnadas.
Na foto, o secretário de Saúde e a gerente Lucineia Rosa, pela Secretaria de Saúde, as gerentes Carol Dolfini e Juliana Santos pela Semulher e Tania Tait (presidente), Maria Madalena Dias (vice-presidente) e Evelin Cavalin (LGBT) pelo Conselho da Mulher.

Advertisement
Advertisement