A história de Ulisses

As aventuras de Ulisses (em grego: Odisseu) são contadas, essencialmente, na Odisseia, um dos poemas homéricos.

O herói era rei de Ítaca, uma ilha grega do mar Iónio.. (…) Durante os dez anos do cerco posto a Troia, Ulisses teve um papel preponderante, quer combatendo valorosamente, quer usando os seus dotes de excelente orador para resolver conflitos ou persuadir os outros, quer, sobretudo, usando da sua proverbial habilidade para vencer dificuldades ou imaginar estratagemas que dessem vantagem aos gregos.
Como na política atual, algumas estratégias do herói da mitologia grega, não são muito bem compreendidas, como no caso do cavalo, que deu origem à expressão ‘presente de grego’.. O mais famoso dos seus feitos foi o famoso Cavalo de Troia que garantiu aos Gregos a vitória. Fingindo levantar o cerco e abandonar o combate, os Gregos deixaram um enorme cavalo de madeira às portas de Troia, como se fosse uma oferenda aos deuses, meteram-se nos barcos e simularam partir. Dentro do cavalo, porém, estavam escondidos os mais valorosos guerreiros, comandados por Ulisses. Os Troianos não deram ouvidos aos que os avisavam de que se devia desconfiar sempre dos presentes dos Gregos e abriram as portas da cidade para levar lá para dentro o cavalo. Depois, entregaram-se à festa, até, alta noite, adormecerem de cansaço e excesso de vinho. Foi então que os guerreiros ocultos dentro do cavalo saíram: o primeiro deles era Ulisses.
Com este trecho, adaptado de trecho de texto pesquisado na internet, queremos parabenizar o prefeito de Maringá, Ulísses Maia, que neste 02 de setembro, comemora mais um ano de existência atual. Muitos farão o mesmo, contentes pela data e pela pessoa. Politicamente há quem discorde e o critique. Estou dentre os admiradores e reconheço que como prefeito, Ulisses faz uma boa administração. Há falhas? Claro que sim. É impossível ser prefeito perfeito. Ele não é perfeito, nem como ser humano, nem como prefeito.Ninguém que habita este Planeta de provas e expiações é. Todos erramos, e no comando de uma equipe tão grande, os erros dos comandados refletem e muitas vezes são atribuídos ao comandante. Dizem que ele não ouve conselhos, que tem ideias próprias, mas a mim ele sempre ouviu atentamente. Disso não posso me queixar.
Parabéns Ulisses. Receba de presente nossos votos de confiança. Nossa contribuição, nossas críticas construtivas para que ao final, e temos esperanças nisso, deixe para toda Maringá um presente, que não seja ‘de grego’, no sentido pejorativa da expressão.
Assim como Ulisses, há outros nomes fortes de origem na mitologia e e religião, como Eliseu, cuja historia pode ser lida aqui https://pt.wikipedia.org/wiki/Eliseu, e outro que pode ser conhecido aqui https://pt.wikipedia.org/wiki/Homero, além de outros que são críticos da atual administração e por isso colaboram com ela, de uma maneira ou de outra, desde que não ultrapassem os limites de civilidade, do equilíbrio e educação. A todos parabéns, mas parabéns especial a Ulisses Maia, por seu aniversário.
Akino Maringá, colaborador

Advertisement
Advertisement