Voto útil…

…é todo voto que não seja branco, nulo ou que tenha deixado de ser dado, por não comparecimento. A propósito da carta de FHC conclamando que eleitores de centro se unam para que o segundo turno da eleição presidencial não seja disputada entre extrema esquerda e extrema direita, penso que ele pode ter razão.

Mas quem seria o candidato que seria capaz de enfrentar em condições de vencer, tanto Haddad como Bolsonaro? Quem é o mais preparado entre Alckmin, Álvaro Dias, Henrique Meireles e João Amoedo. E entre Marina e Ciro? Quem desses você gostaria de ver no segundo turno? Quem, entre os dois líderes nas pesquisas você tiraria, se pudesse, com seu voto?
A verdade é que você, caro leitor eleitor, tem muitas opções e seu voto precisa ser útil. Compareça às urnas, não vote em branco nem anule. Há ainda outros nomes. Capriche na escola de deputados e senadores, eles podem ser tão importantes como o presidente e os governadores. Pesquise a ficha, veja se o candidato não tem envolvimento em denuncias de corrupção, se nunca foi preso. Analise a experiência, se não é jovem filho ou parente de políticos velhos, ou velhos políticos e que só querem perpetuar no poder.
Akino Maringá, colaborador

Advertisement
Advertisement