Maringaense no exterior

MG1

Na terça-feira, a 54ª fase da Operação Lava Jato aconteceu no exterior. O Ministério Público de Portugal obteve autorização judicial e cumpriu cinco mandados de busca e apreensão em endereços em Lisboa, ligados a Mário Ildeu de Miranda, apontado como operador financeiro do MDB.

MG1

Mário Ildeu já tinha sido alvo da 51ª fase da Lava Jato, em maio; as investigações revelaram o pagamento de propina superior a US$ 56,5 milhões entre 2010 e 2012. Esses valores eram relacionado à obtenção fraudulenta de um contrato de mais de US$ 825 milhões, firmado em 2010 pela Petrobras com a Construtora Norberto Odebrecht.
Na véspera da operação, ele viajou para Lisboa levando “quatro grandes malas de viagem e seus dispositivos eletrônicos”, como HDs, pendrives e celulares. As buscas foram para tentar recuperar esse material.
Um dos policiais federais que participaram da operação em Portugal, resultado de cooperação internacional, é de Maringá.
(Foto: Leonardo Benassatto/Reuters)

MG1

Angelo Rigon

Jornalista em Maringá. Pioneiro em blog político, foi repórter e apresentador de programas de rádio e televisão, além de ter editado jornais e revistas. É comentarista da Jovem Pan Maringá.